Home > Artigos > Qual a melhor cor de vidro para porta?

11.10.2022

Qual a melhor cor de vidro para porta?

A definição da melhor cor de vidro para porta depende de fatores diversos, como a quantidade de luz natural desejada para o ambiente, aquecimento, privacidade, questões estéticas, tipo de vidro escolhido, etc. Os vidros bronze e fumê, por exemplo, são indicados para ambientes com luz excessiva, por outro lado, o vidro transparente proporciona ambientes mais iluminados. Já o vidro verde barra parte do calor que entraria no ambiente.

Ainda falando sobre qual a melhor cor de vidro para porta, o vidro laminado, opção corriqueira pra portas e janelas, aceita a utilização de PVB colorido, o que permite ao usuário atribuir inúmeras cores aos vidros. Algumas empresas, por exemplo, trabalham em harmonia com a tabela pantone – ou escala cromática – o que facilita aos profissionais alcançar detalhes únicos e atribuir uma assinatura a seu projeto.

Porém, se o desejo for pela projeção de portas privativas, existem alternativas como o vidro serigrafado, que também possui um leque amplo de cores disponíveis, porém, oferece outra particularidade. A técnica de serigrafia cria uma camada que, além de proteger a superfície do vidro de riscos, impede a visão através da placa. Essa característica é bem vinda para portas de vidro de ambientes privativos, como banheiros, quartos, etc.

Para enriquecer nosso texto sobre qual a melhor cor de vidro para porta, a esta categoria acima citada podemos incluir, ainda, os vidros jateados e/ou vidros acidatos e os vidros texturizados, que apesar de não serem coloridos, oferecem particularidades e vantagens buscadas nos vidros coloridos para porta, como estética diferenciada, garantia de privacidade e trânsito de luz natural entre os ambientes.

Nesses casos, considerando as várias técnicas e tipos de vidros disponíveis, a principal alternativa para descobrir qual a melhor cor de vidro para porta é recorrer à profissionais do segmento, como arquitetos e decoradores. Esses profissionais possuem conhecimento para determinar a melhor cor do vidro para porta conforme a necessidade do usuário, considerando para isso fatores como desejos do cliente, incidência do sol, carências do local, tipos de vidros disponíveis, normas da ABNT, etc.

 

Vidros Decorativos

Qual cor de vidro escolher?

De qualquer forma, vamos comentar sobre alguns vidros coloridos no mercado, para facilitar no seu entendimento sobre qual a melhor cor de vidro para porta. Atualmente, as cores mais usadas na arquitetura e segmento decorativo são:

– Incolor ou transparente

– Verde

– Azul

– Fumê

– Bronze

Para você que pesquisa qual a melhor cor de vidro para porta, saiba que modelos como o vidro bronze e vidro fumê são indicados para decorações clássicas ou para diminuir a oferta de luz excessiva dos ambientes. Geralmente, custam mais caros que modelos tradicionais, como o vidro verde ou transparente. Por esses motivos são comuns em ambientes requintados, salas de diretoria e outros estabelecimentos comerciais.

Entretanto, o tom escuro desses modelos pode deixar um ambiente pequeno com a sensação de ser ainda menor! Para esses casos, o indicado é recorrer aos vidros incolores, verde, azul e até mesmo aos espelhos, que facilitarão a criação de ilusões capazes de duplicar o espaço do ambiente, visualmente falando. Por isso fique atento e em caso de dúvidas procure um profissional do ramo.

Vidro verde ou transparente?

Dos vidros coloridos na massa, o vidro verde é o que apresenta melhor desempenho quando o assunto é barrar parte do calor aos ambientes. Por outro lado, o vidro transparente garante maior entrada de luz natural no local e facilita a integração dos ambientes. Dando continuidade ao nosso artigo sobre qual a melhor cor de vidro para porta, aos dois modelos é possível atribuir beneficiamentos como conforto térmico, têmpera, laminação, atenuação acústica, etc, ou seja, a escolha por um ou outro modelo dependerá, basicamente, dos desejos dos usuários e das necessidades que o projeto pode exigir.

Vidros laminados coloridos

O vidro com PVB colorido é alternativa ideal para portas que exigem o uso de vidros de segurança em sua composição – como é o caso daquelas com os vidros instalados abaixo de 1,10 m em relação ao piso. O vidro laminado colorido oferece um leque imenso de cores e tonalidades, sejam elas claras ou escuras, bronze, fumê, vidro azul, vidro verde, vidro preto, vidro branco, vidro vermelho, dentre outras.

Como comentado no início desse texto, algumas empresas líderes de mercado harmonizam sua tabela de cores com a escala cromática, cenário que permite aos profissionais desenvolver trabalhos singulares e que agregam valor à toda obra! Um profissional qualificado é capaz de determinar qual a melhor cor de vidro para porta ao mesmo tempo em que promove a funcionalidade da aplicação. Procure sempre profissionais que se comprometem em manter todo o projeto dentro das normas da ABNT.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.