Home > Artigos > 05 tipos de vidros mais resistentes no setor vidreiro

14.11.2019

05 tipos de vidros mais resistentes no setor vidreiro

05 tipos de vidros mais resistentes

Para desmistificar de vez essa história de que o vidro é um material frágil, no tema de hoje abordaremos os 05 tipos de vidros mais resistentes do mundo. Acompanhe esse artigo e compreenda como o vidro pode ser utilizado para impedir vandalismo, blindagem, na fabricação de piscinas, elementos de sustentação, pontes e muito mais!

Vidro temperado

O vidro temperado é muito popular no segmento. A principal razão da sua popularidade é a sua alta resistência, além do fato de não oferecer perigo ao usuário nos raros casos de quebra – motivo pelo qual é considerado vidro de segurança.

O vidro temperado é, em média, até 05x mais resistente ao impacto que o vidro comum e, quando se quebra, se estilhaça em inúmeros pedaços pequenos e não cortantes, garantindo a integridade física dos usuários e todos ao redor. Essas duas características estão presentes graças ao processo de fabricação do vidro temperado.

– Como é feito vidro temperado

Os vidros temperados são o resultado da submissão da placa de vidro comum à têmpera, procedimento em que se aquece a placa de vidro e resfria sua superfície rapidamente. Essa técnica é o que garante a resistência elevada do vidro temperado, pois o processo altera a composição molecular da placa de vidro comum.

Quando o vidro é submetido às altas temperaturas, suas moléculas se expandem. Quando sua superfície é resfriada rapidamente, o centro mantém-se quente e expandido, causando tensão na placa de vidro. Essa tensão gera a resistência, bem como, produz o estilhaçamento por completo – e em pequenos pedaços não cortantes – da placa de vidro.

Vidro laminado

O vidro laminado é outro queridinho do segmento da arquitetura e construção civil. Ao entender como é feito o vidro laminado é possível compreender porque ele é um dos vidros mais resistentes a impactos e considerado um vidro de segurança.

Os vidros laminados estão entre os 05 tipos de vidros mais resistentes do mundo devido ao seu método de fabricação. Comumente, é composto por duas placas de vidro unidas por uma película altamente resistente (PVB). É possível ainda equipar o vidro laminado com películas especiais, como a laminação com SentryGlas® ou PVB Acústico.

– Curiosidades do vidro laminado

Comumente, quando quebrado, o vidro laminado deve produzir um ‘efeito teia de aranha’ e manter determinado vão fechado. A laminação também consegue atribuir características termo acústicas para o ambiente, partindo das leis da física que ditam que, quanto maior a barreira, maior a atenuação do som e calor.

A película do vidro laminado é de suma importância, pois é ela que garante que os pedaços do vidro não se espalhem pelo local, além de manter determinado espaço preservado. Esse é o motivo pelo qual o vidro laminado é considerado vidro de segurança pelas normas da ABNT.

Já a resistência do vidro laminado vem devido à sua composição. A junção de duas ou mais placas de vidro unidas por uma película altamente vigorosa naturalmente eleva a resistência do vidro laminado, habilitando-o a participar da nossa lista de 05 tipos de vidros mais resistentes.

Outra curiosidade do vidro laminado é que ele foi descoberto sem querer, quando um químico chamado Edouard Benedictus derrubou um tubo de vidro com revestimento plástico. Na ocasião o vidro quebrou, mas o plástico manteve seus estilhaços unidos.

Vidro Multilaminado

O vidro com multilaminação é alternativa para locais que precisam de maior grau de proteção, pois sua composição garante segurança ao impedir ataques de vandalismo, como com pedras, barras de ferro ou armas brancas. Isso torna os vidros multilaminados ótimas alternativas para:

– Joalherias;

– Hospitais;

– Lojas de antiguidades;

– Guaritas;

– Relojoarias;

Visores para piscinas;

– Loja de automóveis;

– Vitrines;

Piscina de vidro

Como o próprio nome indica, os multilaminados são vidros resistentes a impactos devido às suas várias laminações. Trata-se de sobreposições de diversas lâminas de vidro unidas através de películas altamente resistentes. A laminação, como já vimos no tópico dos vidros laminados, é a características que atribui resistência e consegue manter os pedaços de vidro unidos nos raros casos de quebra.

Quando uma placa de vidro é multilaminada, essa resistência se multiplica. Aqui também é possível perceber a lei da física que diz que, quanto maior a massa, maior a barreira física. Sendo assim, a junção de várias lâminas de vidro e película garante resistência do produto, segurança aos usuários e aprimora as características acústicas e de conforto térmico do local.

É possível encontrar modelos de multilaminados vidro de até 80mm de espessura. Podem ser compostos com películas PVB tradicionais, PVB acústico ou películas consideradas mais resistentes, como a SentryGlas®. Tudo dependerá do grau de resistência que a estrutura exigirá do vidro.

Laminação com SentryGlas®

A película SentryGlas® consegue ser 10 vezes mais resistente que as películas tradicionais utilizadas na laminação. Além do mais, sua rigidez pode ser 100 vezes maior, quando comparada com o PVB comum. Essa tecnologia torna a laminação com SentryGlas® a melhor alternativa para projetos que exijam resistência bruta de toda a estrutura, como por exemplo:

– Visores de piscinas;

– Aquários especiais;

– Pisos de vidro

– Passarelas e pontes de vidro;

– Guarda Corpo

– Muros de vidro

A resistência ímpar ainda habilita o SentryGlas® a participar de projetos especiais, como estádios de futebol e casas de shows, razão pela qual entrou no nosso top 05 dos tipos de vidros mais resistentes do mundo.

Blindado

O vidro blindado é popular e reconhecido por seu uso em carros blindados. O que poucos sabem é que o vidro blindado é um tipo de vidro multilaminado. Vidros blindados são compostos por diversas sobreposições de lâminas de vidro intercaladas com películas (PVB), poliuterano e policarbonato – unidas através do calor de fornos especiais.

Vidro Blindado

A principal função de todas as camadas do vidro blindado é amortecer impactos, principalmente os disparos de armas de fogo. Todo o conjunto trabalha para absorver a energia e a força da bala, interrompendo o seu percurso.

O vidro blindado utilizado na construção civil é fabricado com as mesmas técnicas dos vidros blindados dos automóveis. Os níveis de proteção e as diretrizes são classificados pela NBR 15.000, da ABNT. O nível 03 representa o mais resistente, e as espessuras dependerão do nível de proteção desejado.

Isso quer dizer que, além da indústria automobilística, é comum o segmento receber pedidos de:

– Vidro blindado para fachada

– Vidro blindado para comércio

– Vidro blindado para lotérica

– Vidro blindado para guarita

Como conseguimos perceber, há tempos o vidro não pode mais ser considerado um material frágil. Ao contrário, o vidro consegue ser incrivelmente resistente e promover segurança, desde que seja utilizada a tecnologia correta. Essa é uma das razões para buscarmos os serviços de empresas sérias e produtos de qualidade comprovada.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.