Home > Artigos > Cobertura de vidro: Vantagens e onde utilizar

25.02.2021

Cobertura de vidro: Vantagens e onde utilizar

A cobertura de vidro proporciona vantagens estéticas e funcionais para os ambientes. O envidraçamento de coberturas virou tendência em projetos arquitetônicos inovadores devido às suas características singulares, como ampla oferta de luz natural, baixa manutenção, conforto e a facilidade de ser instalada em ambientes estratégicos. Acompanhe esse texto até o final e saiba mais sobre as vantagens da cobertura de vidro e onde utilizar o elemento.

Cobertura de vidro vale a pena?

As coberturas envidraçadas agregam a estética e promovem inovação ao ambiente. Isso acontece porque a cobertura em vidro pode ser equipada com diversos tipos de vidros disponíveis no mercado – com tecnologias e visuais diferentes. Alguns modelos tradicionais na composição desse elemento são os vidros de proteção solar (transparente ou opaco) e, em propostas mais avançadas, a cobertura pode ser equipada com vidros fotovoltaicos.

A cobertura de vidro vale a pena, desde que sua instalação seja fiel às diretrizes propostas pela ABNT na NBR 7199, que versa sobre qual vidro usar em cobertura, dentre outros aspectos. Segundo a norma, o vidro para usar em cobertura deve ser laminado, pois sua composição garantiria a segurança dos usuários nos raros casos de estilhaçamento. Por isso é muito importante procurar empresas capazes de adequar a cobertura em vidro 100% dentro das normas.

Vantagens da cobertura de vidro

Quando bem projetada, a cobertura em vidro é capaz de trazer benefícios singulares aos ambientes. Veja abaixo algumas das principais vantagens da cobertura de vidro:

– Por ser fabricada com um material altamente transparente, a cobertura feita de vidro garante a ampla oferta de luz natural aos ambientes. Esse cenário, além de contribuir para o conforto físico dos usuários, pode diminuir o uso de luzes artificiais e gerar economia de energia elétrica no fim do mês!

– A tecnologia atual garante a fabricação de placas de vidros altamente resistentes e seguras. A resistência é estendida também para ações do tempo, como chuvas, poeiras e luz solar. Essas características facilitam a manutenção da cobertura de vidro e garante a beleza das estruturas por muitos anos.

– O vidro laminado, naturalmente, oferece uma barreira maior contra sons. Mas o mercado vidreiro ainda oferece vidros laminados com películas acústicas (PVB acústico), capaz de barrar mais ondas de som e proporcionar conforto acústico aos usuários do ambiente.

– A indústria do vidro também oferece os vidros de proteção solar, equipados com tecnologia capaz de bloquear os raios ultravioletas que, além de esquentar excessivamente o local, interagem negativamente com nosso corpo e podem desbotar estofados, móveis e cortinas.

– Diferentemente do que acontece com outros materiais, uma placa de vidro de boa qualidade dificilmente perderá sua transparência, independentemente do tempo de uso ou frequência de manutenção/higienização. Essa, aliás, é uma das principais vantagens da cobertura de vidro.

– Para locais onde seja necessário maior resistência mecânica (como embaixo de uma árvore, por exemplo), é possível optar pela cobertura de vidro temperado (vidro laminado de temperado). Mas fique atento, sempre contrate equipes que saibam como fazer cobertura de vidro temperado e enquadrá-la totalmente às normas da ABNT.

– A cobertura em vidro consegue integrar e proporcionar amplitude visual aos ambientes. São ótimas alternativas para decorações inovadoras, pois além de deixar os espaços maiores (visualmente falando), conseguem transportar um cenário do exterior para dentro de casa, por exemplo.

– O vidro, de diversas formas, diminui a necessidade de manutenção na cobertura – ainda mais se a mesma for fabricada com vidros autolimpantes. Além de não desgastar com facilidade, o vidro é de fácil limpeza e facilita todo o processo de lavagem da estrutura.

– Sempre opte pelos serviços de profissionais qualificados. Saber como fazer cobertura de vidro anula problemas como os relacionados à estanqueidade, proteção dos usuários e estética.

Saber qual vidro usar na cobertura proporciona benefícios difíceis de serem alcançados em outros materiais, como é o caso do policarbonato, que pode apresentar um grau elevado de dilatação térmica devido à exposição as intempéries e trazer rachaduras para a cobertura. É importante lembrar que o vidro não apresenta grande variação na dilatação, além de ser um material de baixa deterioração (quase zero), o que garante durabilidade à cobertura.

Onde utilizar cobertura de vidro

As diversas vantagens da cobertura de vidro, como alta durabilidade e predicados ligados à funcionalidade e estética resultam em instalações da estrutura de maneiras distintas. Veja alguns destaques:

Cobertura de vidro retrátil

– Cobertura de vidro para garagem

– Cobertura de vidro para quintal

– Cobertura de vidro para varanda

– Cobertura de vidro automatizada

– Cobertura para piscina

– Cobertura para jardim

Para garantir as vantagens da cobertura de vidro a instalação da estrutura deve sempre considerar fatores como exposição do sol, incidência de barulhos extremos, privacidade e, principalmente, segurança dos usuários. Esse cenário é necessário para garantir o máximo aproveitamento da cobertura sem prejudicar os benefícios que somente esse tipo de cobertura pode oferecer.