Home > Artigos > Como a tecnologia está presente na arquitetura?

15.05.2023

Como a tecnologia está presente na arquitetura?

A tecnologia tem uma presença cada vez mais forte na arquitetura e construção civil, tanto em termos de processo de design e construção, como na utilização de sistemas inteligentes e materiais sustentáveis nas edificações. A tecnologia também é utilizada na manutenção e segurança das edificações, com a utilização de sistemas de monitoramento remoto, sistemas de alarme e sensores que alertam sobre possíveis problemas de manutenção, como vazamentos de água ou problemas na rede elétrica.

No processo de design, por exemplo, o uso de softwares de modelagem 3D permite a criação de projeções detalhadas e precisas, facilitando aos arquitetos a visualização do projeto em três dimensões para realizar análises de desempenho energético e estrutural antes mesmo da construção. Essa tecnologia entrega uma economia de tempo e recursos, além de facilitar a comunicação entre arquitetos, engenheiros e clientes.

Ainda esclarecendo como a tecnologia está presente na arquitetura, na fase de construção, a tecnologia é visível na utilização de sistemas inteligentes, como sensores de movimentos para iluminação e ativação de ar-condicionado, portas/janelas privativas e outros elementos controlados por dispositivos móveis e voz, além do uso de materiais mais avançados e sustentáveis, como os vidros especiais que permitem o controle solar e térmico, vidros acústicos, placas de vidro fotovoltaicos para geração de energia, tecnologias autolimpantes, etc.

A tecnologia está presente em todas as etapas do processo de design, construção e manutenção das edificações, permitindo que as construções sejam finalizadas em menos tempo e garantam maior eficiência, sustentabilidade e segurança. A onda tecnológica abrange todos os setores do mercado arquitetônico, e como já vimos, com a arquitetura com vidros isso não é diferente. Com a evolução tecnológica, novos vidros e novas possibilidades foram criadas para os arquitetos, garantindo maior flexibilidade e criatividade nas projeções.

A tecnologia e a arquitetura com vidros

Continuando nosso artigo sobre como a tecnologia está presente na arquitetura, esse fator tem transformado os mais variados setores da sociedade, como é o caso da indústria vidreira. Lembramos que a tecnologia foi um dos grandes responsáveis pela popularização do uso do vidro na arquitetura, contribuindo, por exemplo, com os vidros laminados, vidros temperados e outros modelos de vidros especiais fundamentais para a criação de espaços privativos e confortáveis.

Uma das tecnologias muito bem aceita pelo mercado é a impressão de artes nos vidros, que permite a criação de imagens de alta qualidade em vidros de diferentes modelos. Essa tecnologia vem sendo aplicada para a criação de fachadas envidraçadas personalizadas e é totalmente aplicada em divisórias de ambientes customizadas, portas, janelas e outros elementos arquitetônicos, possibilitando a personalização dos espaços de acordo com as necessidades e desejos dos clientes.

Porém, a indústria vidreira pode contribuir de outras formas para a sociedade. Para se ter uma noção de como a tecnologia está presente na arquitetura, o mercado pode contar com películas interlayers de alta aderência com propriedades estruturais, utilizadas em placas de vidro laminados de alta performance indicadas para regiões com possibilidade de terremotos, furacões, locais em conflitos (guerra), visores de piscinas, aquários gigantes, zoológicos, etc.

A indústria ainda contribui trazendo soluções sustentáveis e inovadoras para a construção civil. A utilização de vidros especiais, como o vidro de conforto térmico, o vidro autolimpante, entre outros, tem sido cada vez mais comum em projetos arquitetônicos modernos e que prezam pela busca de selos de amigos do meio ambiente. Veja abaixo um pouco mais sobre como a tecnologia está presente na arquitetura com vidros:

Vidros de conforto térmico

Os vidros de conforto térmico são revestidos com uma camada especial que reduz a entrada de calor e raios ultravioletas no ambiente, ajudando a manter a temperatura interna mais agradável e diminuindo o uso de ar-condicionado e iluminação artificial, o que representa economia de energia e redução do impacto ambiental.

Vidros autolimpantes

Os vidros autolimpantes possuem uma camada de revestimento especial que permite a quebra de moléculas orgânicas (poeira) quando é exposto à luz solar. A limpeza pode ser feita com um jato de água ou uma chuva. A superfície do vidro autolimpante é hidrofílica, o que torna a remoção de sujeiras mais simples e a sua manutenção mais fácil e econômica, evitando desperdício de água e diminuindo o despejo de produtos químicos no meio ambiente.

Vidros polarizados

Os vidros polarizados – ou vidros inteligentes, como também são reconhecidos, é outra tecnologia em destaque na arquitetura. Esse modelo de vidro possui propriedades que permitem o controle da entrada de luz e controle de privacidade de forma automatizada, com a possibilidade de mudança da transparência do vidro através de um controle remoto, por meio de um aplicativo de celular ou até mesmo pela voz.

Já finalizando nosso texto sobre como a tecnologia está presente na arquitetura, é fácil compreender como esses e outros modelos de vidros não citados contribuem para a criação de aplicações envidraçadas de alta performance e sustentáveis. Além disso, percebemos como a incorporação de tecnologias amigas do meio ambiente na arquitetura está virando uma tendência forte e alternativa para a criação de edificações confortáveis, sustentáveis e esteticamente atraentes.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.