Home > Artigos > Como aumentar a performance acústica do projeto com vidros?

30.03.2023

Como aumentar a performance acústica do projeto com vidros?

A indústria vidreira oferece diversas soluções eficientes para aumentar a performance acústica de projetos arquitetônicos residenciais, comerciais ou industriais. Lembramos que os vidros, naturalmente, possuem a capacidade de impedir a troca de ondas sonoras entre o ambiente externo e interno, proporcionando maior privacidade e conforto; além disso, a tecnologia atual possibilita a criação de vidros ideais para a projeção de ambientes tranquilos e confortáveis.

Desempenho acústico do vidro

Para alcançar o melhor desempenho acústico que o vidro pode oferecer é preciso considerar alguns fatores. Isso ocorre porque o mercado disponibiliza diversas alternativas de vidros com características diferentes e que podem interagir de maneira distinta com o desempenho acústico do ambiente. Por isso é importante contratar profissionais que sabem como aumentar a performance acústica do projeto com vidros.
A espessura da placa, por exemplo, é um desses fatores a se considerar, pois vidros mais espessos têm a capacidade de reduzir ruídos externos. Entretanto, existirá casos em que uma placa menos espessa apresentará o mesmo desempenho acústico de uma mais grossa, pois possui tecnologia específica para combater as ondas sonoras e, por isso, garante maior isolamento acústico.
Ainda falando sobre como aumentar a performance acústica do projeto com vidros, outro fator importante a se considerar é a instalação dos vidros. É imprescindível que toda a especificação e instalação dos vidros sejam realizadas por equipes responsáveis, pois para obter a melhor performance acústica as estruturas envidraçadas devem ser instaladas de forma adequada para garantir vedação correta.
Profissionais qualificados sabem também que somente a qualidade dos vidros não garante, por si só, o melhor desempenho acústico possível de ser alcançado. Para chegar no melhor resultado é preciso que todo o conjunto da aplicação envidraçada possua qualidade direcionada para proporcionar alívio acústico, como é o caso das esquadrias adequadas, capazes de oferecer boa vedação e evitar ruídos indesejados.
Em algumas regiões pode ser preciso ainda investir em vidros com tecnologias especiais, como é o caso dos vidros acústicos ou vidros insulados. Esses modelos de vidros possuem engenharia específica para dificultar a troca de ruídos entre os lados de fora e de dentro e podem, inclusive, serem utilizados simultaneamente em uma mesma estrutura. Consulte um profissional do ramo!
Para tentar resumir um pouco nosso texto sobre como aumentar a performance acústica do projeto com vidros, é possível afirmar que esse material é uma ótima opção para quem busca alívio acústico para promover conforto e tranquilidade aos ocupantes de um local. Entretanto, precisamos reforçar que para isso é preciso escolher os vidros corretos e instalação adequada. Veja abaixo um pouco mais sobre os vidros mais populares para trazer conforto acústico aos locais.

Vidro para isolamento acústico

Além da espessura do vidro e instalação adequada, existem alguns tipos de vidros que são especialmente indicados para isolamento acústico, como o vidro com PVB acústico (laminado acústico) e os vidros insulados (vidros duplos). Para complementar nosso texto sobre como aumentar a performance acústica do projeto com vidros, lembramos que os vidros laminados convencionais, devido à sua configuração, logicamente oferecem desempenho acústico, porém, essa performance pode ser ainda maior ao optar por um dos modelos abaixo:
Vidro laminado acústico: Visualmente, o vidro laminado acústico se assemelha aos convencionais, porém, esse modelo é fabricado com uma película ultra aderente especialmente desenvolvida para promover conforto acústico. O PVB acústico fica acomodado entre as placas de vidro e atua como uma espécie de amortecedor de vibrações sonoras, garantindo maior isolamento acústico se comparado ao desempenho oferecido pelos vidros laminados com PVB tradicional.
Vidros insulados: Também chamados de vidro duplos, os vidros insulados são compostos por duas ou mais camadas de vidro separadas por uma câmara de ar ou gás, formando um perfil espaçador entre as camadas. Esse perfil funciona como uma barreira adicional contra troca de sons, garantindo maior isolamento acústico aos locais.
É importante lembrar que os vidros insulados aceitam a utilização de diferentes tecnologias do vidro, como por exemplo, os vidros acústicos – uma combinação que aumentaria ainda mais a performance da estrutura envidraçada. Legal, né?
A escolha por um ou outro modelo dependerá das características da região do empreendimento e das características específicas de cada projeto. Um profissional que saiba como aumentar a performance acústica do projeto com vidros pode ajudar a determinar qual é a melhor solução para cada caso, considerando para isso fatores como nível de ruído externo, tipo de empreendimento, nível de isolamento desejado e outras necessidades do cliente.

Obtenha o máximo de performance acústica do vidro

Dando continuidade ao nosso artigo sobre como aumentar a performance acústica do projeto com vidros, optar pelas esquadrias adequadas é de extrema importância para alcançar esse objetivo. Existem diferentes tipos de esquadrias que podem ser aplicadas para aumentar o desempenho acústico dos locais; e a escolha pelo melhor modelo também dependerá dos fatores do projeto, como nível de ruído, necessidades do cliente e do empreendimento.
Uma das alternativas mais acessadas é a esquadria de vidro duplo – ou esquadria de vidro insulado, já mencionado anteriormente. Outra opção é a esquadria com perfis acústico, especialmente projetada para diminuir a transmissão de som entre os locais, pois possuem um design que incorpora uma série de elementos (como borrachas de vedação especiais) para absorver ou bloquear as ondas sonoras. As esquadrias de PVC também são alternativas para alívio acústico devido ao grau de vedação oferecido!