Home > Artigos > Como é feito o vidro polarizado?

15.01.2024

Como é feito o vidro polarizado?

O vidro polarizado é um modelo de vidro que alterna sua cor (translúcido e transparente) controlando o nível de transparência e privacidade desejada pelo usuário, tudo com apenas um comando. Também chamado de Privacy Glass, Smart Glass ou vidro i

nteligente, o vidro polarizado é feito a partir de um processo de laminação de dois vidros com um filme de cristal líquido (LCD) com polímeros dispersos.

Nessa configuração, o vidro é translúcido em seu estado natural. Quando acionado a partir de um comando elétrico, as moléculas se organizam em uma direção específica, tornando o vidro incolor. Quando o sistema é desligado, as moléculas voltam à sua condição original e o vidro torna a ficar translúcido. Acompanhe esse texto e entenda mais sobre como é feito o vidro polarizado e quais as suas vantagens e benefícios.

Vidro Polarizado
Vidro Polarizado

Como é fabricado os vidros polarizados

O vidro polarizado é produzido por meio de um processo de laminação de dois vidros com um filme de cristal líquido com polímeros dispersos que ficam responsáveis por trazer transparência e/ou translucidez para o vidro. Quando os polímeros estão alinhados, o vidro se torna transparente, quando estão desalinhados, o vidro fica translúcido (estado natural).

Ainda falando sobre como é feito o vidro polarizado, isso ocorre mediante a condução de energia elétrica. A liberação do impulso elétrico pode ser desencadeado por um toque manual (utilizando um interruptor) ou integrada a um sistema automatizado, o que indica que o vidro pode ser acionado até por voz e à distância. Interessante, não?

Entenda mais sobre como é feito o vidro polarizado

Os vidros polarizados passam por um processo específico durante sua fabricação. De um modo geral, o método de fabricação desse modelo envolve a inclusão de um filme de cristal líquido especialmente desenvolvido para ficar acomodado entre as camadas de vidro. Essa tela de LCD contém partículas capazes de interagir com a aplicação de uma carga elétrica.

Como funciona o vidro polarizado?

Durante sua fabricação, as camadas de vidro são unidas e o filme de LCD é cuidadosamente inserido entre elas. As moléculas presentes na tela de LCD, quando estimuladas pela energia elétrica, possuem a capacidade de se alinhar em uma direção específica. Esse alinhamento molecular altera as propriedades ópticas do vidro, tornando-o transparente. Quando o vidro polarizado está desativado, as moléculas retornam à sua disposição original e o vidro fica translúcido.

Como já comentamos no começo desse artigo sobre como é feito o vidro polarizado, a ativação da energia elétrica pode ocorrer de diferentes maneiras, como controle por um interruptor manual (o método mais comum) ou ativação através de sistemas de automação residenciais integrados – nesse caso o vidro pode ser acionado através de um celular ou até mesmo pela voz. Por esses e outros motivos o vidro inteligente está cada vez mais presente em projetos inovadores e modernos!

Vidro polarizado
Vidro polarizado

Benefícios e vantagens do vidro polarizado

O vidro polarizado é a nova tendência e figura constante em exposições e feiras do segmento. Como já vimos no decorrer desse artigo, o modelo possui a capacidade de se transformar entre transparente e translúcido em uma fração de segundo, à distância e até por voz! Isso indica que é possível projetar espaços inteligentes, com equilíbrio perfeito entre a privacidade e entrada de luz natural nos ambientes.

Além disso, é importante destacar que o vidro polarizado é um material de fácil limpeza e que promove a utilização racional dos recursos naturais, um cenário bem visto para ambientes que buscam selos verdes amigos da natureza! Agora que já sabemos como é feito o vidro polarizado, vamos entender um pouco mais sobre as vantagens e onde utilizar o privacy glass.

01 – Equilíbrio entre privacidade e exposição

O modo como é feito o vidro polarizado representa uma solução equilibrada para ambientes que precisam conciliar a privacidade e exposição do local.

02 – Uso em aplicações internas e externas

Quando projetado por equipes especializadas, os vidros inteligentes podem ser utilizados tanto internamente quanto no ambiente externo de residências, empresas e escritórios.

03 – Resistência às condições climáticas

A configuração especial dos vidros privativos fornece resistência às alterações climáticas, podendo ficar exposto ao sol, chuva e outras intempéries. Mas para essa vantagem estar presente é preciso contratar equipes que saibam como é feito o vidro polarizado!

04 – Utilização em ambientes molhados

Locais como lavanderias e banheiros podem usufruir de todas as vantagens do vidro polarizado. Trata-se de uma solução inteligente capaz de ser utilizada em divisórias de lavanderias e box de banheiro.

05 – Divisão inteligente de espaços

O vidro polarizado é indicado para otimizar espaços, pois permite a criação de divisões de ambientes de forma inovadora e estilosa, aperfeiçoando o uso do espaço disponível. Imagina só a possibilidade de fechar uma cortina inteligente com um simples toque de botão ou pela voz!

06 – Projeção de imagens

Ainda comentando tudo sobre como é feito o vidro polarizado, por contar com uma tela de LCD em sua composição, o vidro polarizado é uma ótima alternativa para a projeção de imagens de alta qualidade.

Quando especificados da maneira adequada, os vidros polarizados são altamente resistentes, de baixa deterioração e demandam baixa manutenção. Por esses motivos esse modelo de vidro é alterativa ideal para utilização em:

– Salas de reunião e diretoria

– Divisórias de ambientes residenciais e empresariais

– Limitação de espaços privativos

– Bares, hotéis e restaurantes

– Clínicas, laboratórios e hospitais

– Box de banheiro

– Telas de projeção

Legal né? Trata-se de um vidro altamente versátil e promissor! E para finalizar nosso artigo sobre como é feito o vidro polarizado, lembramos sempre que é essencial contar com mão de obra qualificada e materiais de alta qualidade quando o assunto é projeção de estruturas com vidros! Ao contratar, dê preferência às empresas e profissionais que mantenham toda a projeção e instalação dentro das normas da ABNT!