Home > Dicas e Curiosidades do Vidro > Tudo sobre tampo de mesa de vidro

29.04.2021

Tudo sobre tampo de mesa de vidro

As mesas com tampo de vidro agregam benefícios singulares aos ambientes. Altamente versáteis, esse modelo harmoniza com facilidade aos mais diversos tipos de decoração ao mesmo tempo em que as características do vidro permitem a criação de combinações diferenciadas e capazes de agradar até o mais exigente dos usuários. Se você é adepto de inovação, acompanhe esse artigo e saiba tudo sobre tampo de mesa de vidro.

Tampo de mesa com vidro

De uma singularidade invejável, o tampo de mesa em vidro se tornou tendência no mercado rapidamente. Afinal de contas, a vasta oferta de modelos, tamanhos e cores traz vantagens e permite que esse modelo de tampo de mesa participe de qualquer ambiente, com a possibilidade de usar a mesa como destaque ou contraponto decorativo.

Cabe salientar que o vidro pode ser aplicado sozinho ou como proteção/revestimento da mesa. O vidro, naturalmente, possui a capacidade de impactar visualmente, se tornando alternativa para compor decorações excêntricas e inovadoras. Além do mais, a possibilidade de cortar e furar o material permite que o vidro se encaixe em qualquer base de mesa, facilitando a utilização do tampo de mesa em vidro em qualquer universo – como residências, escritórios e empresas.

Outro fato interessante diz respeito aos modelos de tampo de mesa com vidro disponibilizados pelo mercado. Sabemos que existem muitos tipos de vidros, com particularidades funcionais e visuais distintas. Uma boa parte dessa tecnologia pode ser transportada facilmente para o tampo de vidro para mesa. Não por acaso encontramos variadas ofertas de modelos como:

– Tampo de mesa de vidro branco leitoso

– Tampo de vidro para mesa de jantar

– Tampo de mesa de vidro quadrado – ou tampo de vidro para mesa quadrada

– Tampo de mesa de vidro laqueado

– Tampo de mesa de vidro redondo – ou tampo de vidro para mesa redonda

– Tampo de mesa de vidro colorido

– Tampo de vidro para mesa retangular – ou tampo de vidro para mesa retangular

– Tampo de mesa de vidro temperado

O tampo de mesa de vidro temperado é comprovadamente mais resistente que o tampo feito com vidro comum. Destacamos que nos raros casos de quebra o vidro temperado não oferece grandes riscos físicos aos usuários. Além de segurança, a escolha pelo modelo oferece liberdade decorativa, tendo em vista que o modelo pode ser utilizado em menores espessuras e locais de grande fluxo com possibilidade de choques mecânicos.

Espessura do tampo de vidro para mesa

Já se você deseja saber qual a espessura ideal para um tampo de mesa de vidro, salientamos que isso dependerá de fatores como o tipo de vidro a ser utilizado, tamanho da placa de vidro, presença ou não de superfície de apoio, finalidade de uso, anseios do usuário, etc.

Apenas como exemplo, para garantir a segurança da estrutura, um tampo de mesa com vidro comum deve possuir, no mínimo, 08mm de espessura – caso queira ser utilizado sem superfície de apoio. Enquanto isso, um tampo de mesa de vidro temperado pode ser aplicado em espessuras menores – tendo em vista que possui maior resistência mecânica.

Em contra partida, se a placa de vidro for muito espessa, além do peso elevado que poderá dificultar a locomoção do móvel, a instalação do tampo de mesa com vidro poderá exigir a utilização de fixações excepcionais – com colas especiais, fitas antiderrapantes e/ou parafusos – para evitar que o tampo da mesa se desloque e provoque perdas materiais ou acidentes físicos.

Também é preciso considerar o tipo de acabamento na borda que o tampo de vidro terá. Independente se a escolha for por tampo de mesa vidro quadrado, redondo ou laqueado, é de extrema importância que as bordas recebam beneficiamentos a fim de anular qualquer ângulo reto para evitar acidentes físicos.

Vale destacar que a escolha do vidro correto possibilita a idealização de verdadeiras obras primas elegantes, versáteis e altamente seguras. Por esse motivo é importante contratar equipes especializadas no assunto, que poderão realizar um estudo detalhado e oferecer a melhor opção de tampo de vidro para sua necessidade.

Veja mais sobre tampo de mesa em vidro

– A transparência do vidro facilita o destaque de outros elementos, como um tapete ou um vaso no chão.

– O tampo de mesa de vidro laqueado é uma tendência decorativa, pois no processo de laqueação o vidro pode alcançar tonalidades exclusivas.

– O tampo de mesa com vidro é alternativa para decoração de espaços pequenos, tendo em vista que o vidro oferece amplitude visual.

– Se precisar inovar ou modificar a decoração basta trocar a base da mesa e reutilizar o tampo de vidro.

– O tampo de mesa de vidro branco leitoso pode ser encontrado em diversas intensidades, facilitando a criação de destaques decorativos.

– Quando possível, opte pelo tampo de mesa de vidro temperado e ofereça mais proteção aos usuários.

Lembramos ainda que o tampo de vidro carece de pouca manutenção e é um material altamente resistente à deterioração. Outra vantagem do tampo de vidro para mesa observamos no momento da higienização do móvel – para limpar o vidro basta um a utilização de álcool e um pano macio – ou água, sabão e esponja não abrasiva. Interessante, não?

Veja + Dicas e Curiosidades do Vidro

29.04.2021

Tudo sobre tampo de mesa de vidro

22.04.2021

Vidro líquido, já ouviu falar?

15.04.2021

O que torna os vidros transparentes?