Home > Arquitetura do Vidro > Divisórias de vidro

17.07.2019

Divisórias de vidro

As divisórias de vidro são indicadas para definir limites em casas ou em ambientes corporativos com muita elegância, modernidade e funcionalidade.

Tradicionalmente, divisórias de ambientes são opções que requerem pouco investimento e trazem retorno eficaz. No lar, por exemplo, elas conseguem criar novos espaços – mais funcionais ou aconchegantes – enquanto que em empresas e escritórios as divisórias de ambientes interagem diretamente com a produtividade dos funcionários e humor dos clientes.

Olhando dessa perspectiva, as divisórias em vidro são perfeitas para definir novos limites de um determinado local, pois delimita ao mesmo tempo em que promove a integração de espaços e de pessoal, garante privacidade e segurança dos usuários, não bloqueia a visão e aproveita a iluminação natural; sem contar, obviamente, que as divisórias feitas de vidro deixam o ambiente clean e moderno.

Divisória feita de vidro

Existem diversas aplicações de divisórias de vidro. O fato é que, quando feita de vidro a divisória vai além de somente demarcar uma sala, escritório ou dividir um quarto, por exemplo. Divisórias em vidro podem externar um conceito arquitetônico inovador, de um projeto que consegue exercer diversas funções – como estéticas, funcionais e barreiras físicas – ao mesmo tempo.

Vale lembrar que, devido à versatilidade do elemento, as divisórias em vidro podem suprir outras necessidades. O vidro pode ser pintado, por exemplo, para que possa ser utilizado como lousa de vidro; ou a divisória pode ser fabricada de vidro magnético para aceitar a utilização de imãs em sua superfície. Desse modo a divisória de vidro se transforma e passa a compor o espaço ao invés de somente limitá-lo.

Além do mais, a tendência do segmento corporativo é ser, politicamente falando, cada vez mais transparente. Por esse motivo, diversas empresas e escritórios procuram por alternativas para garantir a privacidade e confidencialidade de seu trabalho ao mesmo tempo em que faz tudo às claras, sem barreiras visuais, transmitindo a idéia de que não há nada a esconder.

Principais benefícios da divisória de vidro

Confira algumas das principais vantagens de instalar divisórias de ambientes de vidro.

Privacidade

Apesar de não parecer, dividir os espaços com vidro garante a privacidade do local. Veja abaixo algumas das qualidades da divisória de vidro que ampliam a privacidade do local.

– Divisórias de vidro para isolamento acústico

Naturalmente, o vidro é um excelente isolante acústico devido à sua massa molecular singular. Quando combinado com outros elementos – como o vidro laminado, a divisória piso teto e/ou divisória de vidro insulado, por exemplo – as propriedades de isolar o som ficam ainda mais eficazes.

– Divisória de vidro insulado

Com o vidro duplo, o isolamento acústico da divisória de vidro garantiria que o som não ultrapassasse para os outros ambientes, da mesma forma que criaria uma barreira para que os ruídos das outras salas não adentrassem no local. Além do mais, ao escolher a divisória com vidro insulado, é possível instalar persianas internas na divisória, ampliando as garantias de privacidade do elemento.

– Divisória de vidro piso teto

As divisórias em vidro piso teto estão se popularizando no segmento arquitetônico. Esse modelo de divisória de vidro, como já comentado acima, consegue amplificar os poderes de isolamento acústico do vidro.

Vale lembrar que é preciso evitar qualquer existência de frestas e garantir boa vedação, a fim de extrair o máximo das propriedades acústicas do vidro.

– Divisória de vidro polarizado.

Para projetos mais ousados, é possível optar pelas divisórias com vidro polarizado – ou vidro inteligente, como também é conhecido. O vidro polarizado conta com uma tela de cristal líquido posicionada entre as placas de vidros e é perfeito para dividir ambientes corporativos ou para lares modernos.

Esse tipo de divisória inteligente utiliza tecnologia inovadora para ficar transparente ou opaco em frações de segundos. O acionamento ocorre através de um simples botão (interruptor, controle remoto) ou até mesmo do celular (app mobile). Impressionante, não?

– Divisória de vidro fantasia

É possível atribuir texturas na placa de vidro, que garantiriam barreira física e visual (parcialmente) sem prejudicar a entrada de luz natural no ambiente; as texturas seriam responsáveis por impedir a visão nítida do outro lado do vidro. O vidro também pode ser serigrafado (colorido), jateado ou equipado com películas ou revestimentos específicos mais requintados, como adesivo jateado.

Segurança

Vale lembrar que as divisórias de vidro devem seguir as diretrizes dos órgãos regulamentadores, como a ABNT. Em todo caso, cabe ressaltar que a divisória pode ser desenvolvida com diferentes tipos de vidro, dependendo da necessidade do projeto.

 – Divisória de vidro laminado

O vidro laminado, além de amplificar as propriedades acústicas da divisória de vidro, também garante a segurança de todos os usuários, sendo um dos vidros indicados para instalação nesse tipo de elemento.

– Divisória de vidro temperado laminado

O vidro temperado garante resistência à divisória de ambientes. Como o vidro temperado se estilhaça nos raros casos de quebra, é preciso optar pelo vidro temperado laminado, para garantir que os pedaços de vidro não se espalhem pelo ambiente e mantenha o vão fechado.

Modernidade

O vidro aspira leveza e sofisticação. Desse modo, as divisórias de vidro estão totalmente conectadas com a modernidade. Os traços lineares e a transparência do vidro, além da beleza estética, conseguem harmonizar com diferentes formas e diversos materiais que podem ser utilizados em um projeto arquitetônico, como madeira ou metal. Essa possibilidade aumenta as opções, e a tendência é deixar o trabalho cada vez mais moderno.

Ambientes mais amplos

Uma das vantagens das divisórias feitas de vidro é percebida visualmente. O vidro, ao permitir a visão dos outros espaços do escritório, passa a sensação de que o ambiente não possui barreiras físicas. Essa qualidade, além da sensação visual, também favorece a interação de pessoal (no caso de empresas e escritórios), uma necessidade cada vez mais solicitada pelos clientes.

É de suma importância que o arquiteto disponha de opções e soluções adequadas para suprir todas as demandas, pois esse cenário valoriza ainda mais o seu projeto. Utilizando o vidro, o arquiteto conseguirá imprimir uma assinatura única no seu projeto.

Veja + Arquitetura do Vidro

23.07.2020

Envidraçamento de Sacada

18.06.2020

Tampo de vidro para mesa

11.06.2020

Escada de vidro