Home > Artigos > Fachada de vidro comercial

05.01.2023

Fachada de vidro comercial

A fachada de vidro comercial é a principal alternativa para um estabelecimento que deseja atrair os olhares de seus clientes. Isso ocorre porque o vidro é totalmente customizável em seu tamanho e cores, o que possibilita a criação de fachadas inteiramente personalizáveis, inclusive, com a utilização de artes e cores que mexem com o subconsciente e prendem a atenção das pessoas de diversas formas.

Considere que a fachada da loja é uma das partes mais importantes de um negócio, pois fica responsável por chamar a atenção dos clientes. Dessa forma, é de extrema importância que ela seja fabricada com materiais como o vidro, capaz de causar uma primeira impressão positiva e promover boa imagem, dois fatores essenciais e necessários para o sucesso de um negócio.

Vale lembrar que uma fachada de vidro comercial bem projetada e instalada de maneira eficiente também consegue contribuir para a segurança do estabelecimento, privacidade para os clientes e conforto para todos. Para melhor entender, lembramos que as fachadas podem ser fabricadas com vidros de tecnologias especiais – como vidros espelhados, vidro autolimpante, vidros acústicos e vidros de conforto térmico.

Interessante, não? Só lembramos que a fachada de vidro comercial, assim como outros tipos de fachadas, devem ser projetadas e instaladas em total harmonia com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Em caso de dúvidas, consulte um profissional especializado no assunto! No mais, continue a leitura para conhecer o tipo de vidro indicado para fachada de loja e mais vantagens que o vidro pode oferecer para as fachadas comerciais.

Qual melhor vidro para fachada de loja?

Segundo a ABNT, resumidamente falando, o melhor vidro para fachada de loja são aqueles fabricados a partir da laminação ou técnica semelhante. Dessa forma, destacamos que os vidros laminados, vidros laminados de temperados e os vidros aramados são as melhores alternativas de vidro para fachada de loja (fachada de vidro comercial).

Isso ocorre porque a laminação do vidro promove benefícios distintos e exigidos em estruturas como fachadas prediais. Considere que esse tipo de aplicação precisa que os vidros que a compõe sejam resistentes e, principalmente, não deixe o vão aberto em casos de rompimento da placa. Além de impactos mecânicos, a resistência do vidro da fachada precisa ponderar outros fatores como pressão do vento, peso da estrutura, etc.

O vidro laminado, por ser equipado com uma película de alta aderência entre vidros, agrega resistência à chapa ao mesmo tempo em que evita que os fragmentos de vidro se desprendam da fachada nos raros casos de estilhaçamento, mantendo o vão fechado até a manutenção. Além disso, a laminação pode ser feita com vidros temperados (mais resistentes que o vidro comum) e películas estruturais, um modelo amplamente indicado para fachada de vidro comercial.

fachada de vidro stick

Ainda falando sobre qual melhor vidro para fachada de loja, a indústria oferece vidros especiais para fachada comercial com tecnologias distintas e bem vindas para o cotidiano de lojas e outros centros comerciais, como é o caso dos:

– Vidros espelhados, que garantem a privacidade dos ocupantes do estabelecimento sem prejudicar a entrada de luz,

– Vidros de conforto térmico e alívio acústico, que promovem o bem estar das pessoas ao barrar parte do calor e ruídos externos,

– Vidros autolimpantes, que facilitam a limpeza e manutenção da fachada, dentre outros.

Vale destacar que essas tecnologias do vidro podem ser combinadas com a técnica de laminação, cenário que possibilita a criação de diversos tipos de vidro para fachada de vidro comercial. Sendo assim, para saber qual melhor vidro para fachada de loja, a principal alternativa consiste em procurar consultoria especializada.

Quanto custa colocar vidro na fachada?

Apesar de existir registros na internet informando que a fachada de vidro custa em torno de R$ 1.000,00, é preciso esclarecer que o preço da fachada envidraçada é muito dinâmico. Isso ocorre principalmente porque a estrutura pode ser fabricada com tecnologias diversas, cenário que interage diretamente com o preço final da fachada envidraçada.

A principal alternativa para saber quanto custa colocar vidro na fachada consiste em solicitar orçamento com empresas especializadas no assunto. Considere que fatores como região de compra, tamanho da fachada, tipos de vidros utilizados, tipo de ancoragem, espessura do vidro, customizações, necessidade de mão de obra especializada, dentre outros, contribuem grandemente no momento de definir qual o valor de uma fachada de vidro para loja.

Reforçamos que a fachada de vidro comercial precisa ser fabricada em harmonia total com as normas da ABNT. Dessa forma, fique atento a propostas com valores fora do contexto do praticado pelo resto do mercado, pois existe a chance desse orçamento considerar técnicas ou produtos de baixa qualidade ou fora dos padrões exigidos pelo mercado. Para evitar problemas, dê preferência para empresas reconhecidas no mercado e que se comprometam em manter toda a obra dentro das normas da ABNT.