Home > Artigos > Guarda corpo de vidro da forma correta

02.02.2023

Guarda corpo de vidro da forma correta

Independente do lugar, seja um espaço comercial ou residencial, a segurança na construção não deve ser deixada de lado. A proteção daqueles que frequentam o espaço deve ser pensado ainda no planejamento da obra. Assim, um item indispensável para garantir mais segurança em locais com desníveis ou diferença de altura é o guarda corpo.

Indo além de evitar a queda de crianças, adultos e até mesmo animais, o guarda corpo de vidro entrega um efeito visual que transforma a arquitetura do local. Afinal, o vidro é uma peça coringa na decoração, por sua versatilidade, transparência e brilho. Confira na leitura a seguir, tudo o que você precisa saber para encomendar o guarda corpo ideal para o seu projeto.

Para que serve o guarda-corpo de vidro?

O guarda corpo de vidro é um instrumento em vidro utilizado para evitar que as pessoas caiam de espaços com altura que possa oferecer risco. É o exemplo de escadas, rampas, corredores em ponte e sacadas.

Além disso, os guarda corpos também agregam valor estético ao ambiente, sendo muito utilizado como acessório decorativo para valorizar o imóvel. O vidro é fácil de combinar, auxilia na iluminação do cômodo e amplitude visual.

Para classificar esse elemento como, de fato, um item de segurança eficiente, o guarda corpo deve ser regulamentado por normas. Essas normas, portanto, resguardam os usuários de possíveis acidentes decorrentes de irregularidades na fabricação.

Logo, o guarda corpo de vidro feito da forma certa é aquele que cumpre as exigências técnicas de suas respectivas normas.

Tipo de vidro ideal para guarda-corpo?

A norma NBR 14.718 – Guarda-corpo indica que o vidro ideal para a confecção de guarda corpos desse material deve ser o laminado. Isso se deve ao fato de que o vidro laminado está entre os mais seguros, com classe 1 de segurança. Esse tipo de vidro é feito por duas ou mais chapas de vidro unidas por uma película de Polivinil Butiral (PVB).

A película responsável pelo ligamento das lâminas prende os estilhaços como se fosse uma cola, evitando ferimentos graves no rompimento da estrutura.

Outra alternativa é utilizar o vidro laminado temperado, que segue a mesma modelagem da fabricação dos vidros laminados, com o diferencial das chapas serem temperadas e não em vidro comum. Esse sistema de vidro entrega ainda mais proteção em casos de quebra do guarda corpo, já que os estilhaços do vidro não caem em pedaços pontiagudos.

Guarda Corpo

Veja também nosso guia sobre qual vidro é ideal para guarda-corpo.

Qual a espessura certa?

Não há uma norma específica que determine a espessura certa do guarda corpo de vidro. No entanto, a NBR 14718 aponta a quantidade de joules que o vidro precisa aguentar conforme o local de instalação.

Instalação do guarda corpo de vidro da forma correta

O instalador habilitado para instalar o guarda corpo de vidro é fundamental na hora de garantir a aplicação correta do instrumento. Além do mais, ter os acessórios certos de fixação não deve ser negligenciado, sejam pinos, grapas de fixação, inserts ou chumbadores. De acordo com a norma NBR 14.718, todos os fixadores devem ser fabricados em aço inoxidável.

Já para a fixação dos elementos, a norma em vigência impõe que todos os furos estejam alinhados em uma ancoragem abaixo de 70 mm no concreto. Outro destaque se faz para a distância dos pontos de fixação, que deve ser menor ou igual a 1000 mm.

Em relação à altura mínima recomendada, é necessário que o guarda corpo esteja a 1,10 m da superfície para que assegure um nível de conforto a todos. Para instalações em escadas, a medida sempre deve considerar o degrau.

Ideias de guarda corpo de vidro

A versatilidade do vidro oferece possibilidades além da segurança de qualidade. A sustentação pode ser encontrada em alumínio, ferro e até mesmo madeira.

Guarda corpo madeira e vidro

Devido à baixa resistência da alvenaria a fatores intempéries, o guarda corpo de vidro e madeira é uma opção a áreas internas. Sua estética promove um efeito aconchegante que se adapta a vários estilos de decoração.

A madeira também traz o toque rústico para quem preza por elementos naturais no ambiente, com o equilíbrio do vidro para modernizar o cômodo.

Guarda corpo ferro e vidro

Com o guarda corpo em vidro e corrimão em ferro, essa combinação já vem de um estilo europeu mais antigo, mas não perdeu seu espaço no tempo. Esses modelos compõem decorações mais robustas, que visam a estética industrial e, ao mesmo tempo, rústica.

Guarda corpo em vidro e alumínio 

Sendo o mais procurado, o guarda corpo de vidro e alumínio proporciona um ambiente mais moderno sem pesar muito na ambientação. O alumínio tem uma tonalidade metálica mais clean e entrega um acabamento de alto brilho quando exposto a uma boa iluminação.

Por ser resistente à ação climática, pode ser usado tanto em interiores, quanto exteriores. Assim, é uma boa alternativa para sacadas em apartamentos e casas em frente à praia.

Saiba mais sobre as normas e regulamentações para guarda-corpos de vidro.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.