Home > Artigos > Lousa de Vidro

29.09.2020

Lousa de Vidro

Com a proposta de aperfeiçoar os quadros de escrita tradicionais, a lousa de vidro surpreendeu a todos ao se tornar também uma alternativa altamente funcional para o setor de arquitetura e decoração de interiores. Os modelos de quadro de vidro oferecidos pelo mercado são capazes de embelezar qualquer ambiente com muita versatilidade ao mesmo tempo em que anula todas as desvantagens da lousa negra e quadro branco.

Esse cenário é bem quisto pelos profissionais do ramo, pois a qualidades polivalentes da lousa de vidro interagem com diversos aspectos do local onde a mesma for instalada, propiciando a criação de projetos com assinaturas únicas. A lousa feita de vidro agrega, em um mesmo produto, atributos estéticos e funcionais sem negligenciar a segurança de seus usuários – quando for fabricada com materiais adequados e de qualidade, obviamente.

Além disso, as lousas de vidro se adaptam com facilidade a qualquer tipo de decoração – graças à magia do vidro – o que amplifica seu leque de aplicação e faz com que o modelo seja cada vez mais requisitado no mercado. A versatilidade da lousa habilita o produto a participar do universo organizacional / decorativo de ambientes corporativos e residenciais, passando por hospitais, clínicas, escritórios, home offices e, claro, pelos centros educacionais.

O que é lousa de vidro?

A lousa feita de vidro chegou ao Brasil no ano de 2006, quando teve seu conceito importado da Europa e Estados Unidos pela empresa MultPainel, pioneira e detentora da patente da lousa de vidro no Brasil. A principal proposta da lousa em vidro era substituir – com eficácia – os tradicionais quadros de escrita (lousa negra e quadro branco), que há anos já não satisfaziam todas as necessidades de seus usuários, seja em quesitos estéticos ou aspectos funcionais.

Para isso a nova lousa – fabricada em sua maior parte de vidro – anulou todas as desvantagens do quadro negro e quadro branco. O quadro de vidro afasta os malefícios do giz escolar e não permite que a tinta da caneta infiltre na sua superfície, evitando assim as manchas na lousa muito comuns em quadros brancos. Esse cenário, além de garantir a beleza do quadro de vidro por décadas, ainda contribui positivamente para a saúde do usuário, frequência de manutenção e durabilidade do produto.

Além disso, o aspecto clean da lousa em vidro satisfaz necessidades estéticas e permite que o elemento participe de praticamente todos os estilos decorativos cumprindo diversos papéis – seja como elemento decorativo principal, decoração auxiliar ou até mesmo como contraponto decorativo.

O interessante é que a lousa de vidro consegue oferecer seus benefícios com muita segurança ao mesmo tempo em que agrega valor estético ao ambiente. É importante lembrar que, em qualquer projeto de decoração com vidros, a busca por segurança deve se sobrepor a outros desejos, como os estéticos. Entretanto, a lousa em vidro é um produto que harmoniza segurança com beleza e reproduz um cenário cada vez mais requisitado pelos clientes, ajudando a explicar porque a lousa em vidro virou tendência nacional.

Vantagens da lousa de vidro

Atualmente as lousas de vidro podem receber o título de referência em quadros de escrita. A lousa de vidro branca – primeiro modelo fabricado – abriu caminho para uma vasta família de lousas em vidro, com qualidades, funções e características capazes de agradar até os clientes mais exigentes.

É importante salientar que as vantagens da lousa de vidro abaixo citadas só estarão presentes em exemplares de boa procedência, fabricados com produtos de qualidade e mão de obra especializada.

– Lousa feita com vidro de qualidade não mancha nunca;

– O vidro facilita a escrita e o momento de apagar a lousa;

– Devem ser fabricadas com vidro de segurança (temperado e laminado);

– Se composta por vidro temperado é imprescindível que a mesma seja equipada com película de segurança;

– É um ótimo elemento de comunicação, pois o vidro, de maneira natural, atrai a atenção para si e, consequentemente, para a mensagem escrita nele.

– É possível realizar customizações no produto. As personalizações mais solicitadas estão relacionadas ao tamanho e cores da lousa de vidro.

– Entretanto, existe a possibilidade de efetuar impressões em FullHD no produto, como tabelas, planilhas, marca d’água e logotipos.

– O mercado oferece modelos fabricados com vidro magnético (lousa de vidro magnético), o que amplifica as formas de uso do produto.

O universo da lousa em vidro é atrativo para espaços corporativos, pois permite a harmonização do quadro de escrita com a identidade visual da empresa. Além disso, a customização do produto pode render modelos que auxiliam na organização de ambientes cumprindo papéis de quadro de avisos, fluxogramas, controle de estoque, etc.

Da mesma forma a lousa com vidro é altamente indicada para decorar residências, home office e escritórios. O vidro agrega qualidades indicadas para esses ambientes, como conforto visual, aperfeiçoamento da luz, destaque decorativo e facilidade de limpeza. Em casas a lousa em vidro é indispensável na cozinha, por exemplo, e pode se transformar em um mural de fotos magnético e revolucionário.

O amplo leque de modelos de lousas de vidro disponíveis para os consumidores facilita a acomodação desses elementos nos universos corporativos e residenciais, entretanto, fique atento. É de suma importância a aquisição de modelos fabricados com vidro de segurança; uma lousa feita com vidro comum, ao se quebrar, gera fragmentos afiados e pontiagudos que são verdadeiras lâminas e podem causar acidentes fatais em seus usuários.