Home > Artigos > Quais os tipos de vidro para janela?

05.10.2021

Quais os tipos de vidro para janela?

Os tipos de vidro de para janela devem seguir as orientações da ABNT NBR 7199. Resumidamente, os vidros laminados e aramados podem ser aplicados em qualquer tipo de janela, porém, existem ressalvas com relação à utilização do vidro insulado, vidro comum e vidro temperado. Lembramos que os modelos de vidros para janelas ainda podem receber outros beneficiamentos, como serigrafia, proteção solar, conforto acústico, vidro auto limpante, vidro inteligente, dentre outros.

Se tiver com dúvidas, procure consultoria de profissionais qualificados, pois estes sabem quais os tipos de vidro para janela e são capazes de harmonizar uma necessidade do usuário às normas da ABNT. Fique atento e fuja de propostas duvidosas. Certifique de que a empresa manterá a obra dentro das normas regulamentadoras, pois uma especificação realizada fora dos padrões exigidos compromete a funcionalidade, estética e, principalmente, coloca em risco a segurança dos usuários.

Qual tipo de vidro para janela?

O mercado oferece diversos tipos de vidro para janela. A escolha por um ou outro modelo vai depender das necessidades dos usuários, disposição/localização da janela e exigências das normas da ABNT 7199. Veja abaixo quais os tipos de vidro para janela mais procurados no mercado.

Vidro laminado

O laminado é um tipo de vidro indicado para todo tipo de janela, sem exceções. Classificado como vidro de segurança, o modelo mantém os fragmentos suspensos a si em caso de estilhaçamento.

Vidro temperado

Os vidros temperados também entra em nossa lista de quais os tipos de vidro para janela, com exceção daquelas voltadas para fora (em fachadas), acima do térreo e com os vidros instalados abaixo de 1,10 em relação ao piso – nesse caso, precisa utilizar o vidro laminado de temperados.

Vidro aramado

Outro modelo de vidro de segurança capaz de ser aplicado em todos os tipos de janela. Com uma rede metálica adicionada à massa do vidro, a janela com vidro aramado garante proteção dos usuários até após a quebra.

Vidro insulado

Ainda comentando sobre quais os tipos de vidro para janela, o vidro duplo (vidro insulado) pode participar de qualquer modelo de janela, desde que a estrutura seja composta pelos vidros indicados na NBR 7199 conforme a finalidade.

Vidro float

O vidro comum (vidro float) só poderá ser utilizado em janelas instaladas acima de 1,10m em relação ao piso. Isso acontece porque, caso quebrado, esse modelo de vidro pode causar acidentes graves.

Os modelos de vidro para janela acima descritos aceitam outros beneficiamentos que possibilitam interação com sua aparência (cores, texturas, etc), funcionalidades, oferta de conforto e privacidade, janelas inteligentes, etc. Veja abaixo alguns destaques:

Vidro impresso (vidro fantasia)

Dando continuidade à nossa lista sobre quais os tipos de vidro para janela, o vidro impresso – ou vidro fantasia – devido às suas texturas distintas, é alternativa para ambientes que desejam alcançar destaques decorativos e/ou maior privacidade.

Vidro colorido

Indicado para projetos distintos, os vidros coloridos podem interagir com a decoração, privacidade e/ou permitir maior aproveitamento das luzes de um ambiente – como no caso dos vidros fumê e bronze; outro destaque dessa categoria vai para o vidro serigrafado.

Vidro inteligente

O smart glass é uma novidade da indústria do vidro. Com tecnologia inovadora, esse tipo de vidro tem a capacidade de alterar sua aparência entre transparente e opaco em frações de segundos. O acionamento do vidro inteligente pode ser realizado por interruptor, controle remoto, celular e até mesmo com a voz.

Vidro controle solar

Outro modelo que não pode faltar em nossa lista de quais os tipos de vidro para janela, o vidro de controle solar possui tecnologia que barra grande parte da radiação solar, permitindo a criação de ambientes mais confortáveis.

Vidro acústico

O vidro acústico é outro tipo de vidro para janela com propriedades singulares que contribuem para a projeção de ambientes altamente confortáveis. Com esse modelo a janela cria uma barreira sonora, aperfeiçoando a acústica do ambiente.

Vidro autolimpante

Para janelas instaladas em locais de difícil acesso o vidro autolimpante pode ser a solução. A tecnologia aplicada nesse modelo permite que o vidro se limpe sozinho, se aproveitando dos raios solares e da água da chuva.

Para finalizar nosso artigo sobre quais os tipos de vidro para janela, lembramos que é de extrema importância contar com os serviços de empresas especializadas no assunto. Dessa forma garantimos que as janelas estarão em conformidade com as normas regulamentadoras e aproveitaremos o máximo de benefícios que a estrutura pode oferecer.

FAQ – Perguntas e Respostas

Qual a melhor cor de vidro para janelas?

A melhor cor de vidro para janelas dependerá das necessidades dos usuários. Lembramos que o mercado oferece vidros distintos, como o vidro transparente, serigrafado e os vidros coloridos na massa, que, dentre outras qualidades, podem diminuir a oferta de luz nos ambientes. Na dúvida, consulte um especialista.

Qual é o melhor vidro para janela?

O vidro laminado, vidro temperado e vidro aramado são os melhores vidros para janela. Isso acontece porque os modelos são classificados como vidros de segurança e podem receber outros beneficiamentos. Vale lembrar que a utilização de um ou outro modelo é definida pela ABNT NBR 7199.

 

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.