Home > Artigos > Quais são os tipos de vidros?

02.09.2021

Quais são os tipos de vidros?

O mercado vidreiro disponibiliza dezenas de tipos de vidros com características e funcionalidades capazes de anular diversas necessidades. O vidro plano (vidro comum ou vidro float) é o mais popular, pois é utilizado em algumas aplicações e serve como base para outros tipos de vidros, como os vidros de segurança (vidro laminado, vidro temperado e vidro aramado) e tipos especiais como o vidro acústico, vidros de conforto térmico, vidro impresso, vidro colorido, etc. No texto abaixo, conheça quais são os tipos de vidros e suas características.

Principais tipos de vidros

Quais são os tipos de vidros

O vidro é um material cada vez mais requisitado para compor projetos arquitetônicos distintos. De certa forma, o amplo uso do vidro na arquitetura (e outros segmentos) é resultado da versatilidade que o produto oferece. Isso acontece porque a indústria do vidro produz e comercializa tipos de vidros distintos, com tecnologias e características capazes de agradar aos mais diversos gostos.

Os modelos de vidros existentes satisfazem necessidades distintas, como as relacionadas à estética, funcionalidade, proteção aos usuários, valorização do imóvel, estruturais, decorativas, etc. Enfim, para cada aplicação existirá um tipo de vidro indicado, seja para cumprir uma exigência do usuário ou das normas técnicas. Veja quais são os tipos de vidros mais populares no mercado:

– Vidro plano

O vidro plano, também chamado de vidro comum ou vidro float, é popular no segmento arquitetônico. O vidro comum é o vidro mais barato do mercado e serve como base para a fabricação de vidros com características especiais, como veremos no decorrer do texto. Esse modelo pode ser utilizado em janelas e outras aplicações, conforme determina as normas da ABNT.

– Vidros de segurança

Os vidros de segurança são classificados dessa forma por oferecer proteção aos usuários, mesmo em casos de acidentes seguidos de estilhaçamento. Conheça quais são os tipos de vidros de segurança:

Laminado: Os vidros laminados são compostos por duas placas de vidro comum unidas através de uma película fina de PVB ou EVA. A composição traz resistência à placa de vidro; enquanto que a película fica responsável por manter todos os pedaços de vidros suspensos nos casos de quebra, garantindo um vão fechado e instransponível até a manutenção da estrutura.

Temperado: O vidro temperado é resultado da submissão do vidro comum a temperaturas extremas e resfriamento rápido. Essa técnica traz resistência elevada a esse tipo de vidro, que é em média 05x mais resistente que o vidro comum. Quando quebrado os vidros temperados se partem em pequenos pedaços incapazes de gerar grandes ferimentos.

Aramado: Ainda falando sobre quais são os tipos de vidros de segurança, apesar de menos badalado o vidro aramado também entra nessa lista e, dessa forma, é indicado para diversas aplicações conforme determina as normas da ABNT. Com uma malha de metal em seu interior, o modelo se quebra de maneira segura e mantém o vão fechado até manutenção.

Vidros decorativos

Utilizado como artigo decorativo desde a antiguidade, o vidro ainda é tendência e utilizado de diversas formas no universo da decoração, como é o caso do revestimento de móveis e paredes, utensílios domésticos, pequenos detalhes decorativos, etc. O vidro ainda pode ser aplicado para interagir com a amplitude visual e iluminação de um espaço, trazendo mais conforto aos usuários. Veja quais são os tipos de vidros decorativos mais requisitados:

– Vidro jateado e vidro acidato

–  Vidro colorido e/ou vidro serigrafado

– Vidro lapidado

– Vidro bisotado

– Vidro fantasia (vidro impresso, vidro texturizado)

– Vidro fusing, vidro craquelado, vidro espelhado

Nessa lista sobre quais são os tipos de vidros decorativos podemos citar ainda os espelhos prata, fumê e bronze, que decoram os ambientes e trazem muitas funcionalidades aos locais.

Vidros especiais

A oferta de tipos de vidros para decoração é ampla. Para satisfazer necessidades especiais o usuário ainda pode contar com:

– Vidro blindado

– Vidros fotovoltaicos

– Vidros espelhados

– Vidro anti reflexo

– Vidro de conforto térmico

– Vidro acústico

– Vidro autolimpante

– Vidro polarizado (smart glass, vidro inteligente)

– Vidros estruturais

– Vidro duplo (vidro insulado)

A utilização de vidro insulado amplifica as funcionalidades de uma estrutura, tendo em vista que esse modelo de vidro permite a utilização de duas ou mais placas de vidro em uma mesma aplicação. Por esse motivo o vidro duplo é fortemente indicado para trazer conforto térmico, alívio acústico, privacidade e diversas outras vantagens aos usuários.

A lista com os principais modelos de vidro é enorme, mas lembre-se: para cada aplicação existe um tipo de vidro indicado; por esse motivo sempre procure os serviços de empresas especializados no assunto. Arquitetura com vidros é coisa séria. Profissionais qualificados sabem exatamente quais são os tipos de vidros para harmonizar uma necessidade do usuário aos modelos existentes.

Quais são os tipos de vidros temperados?

É considerado vidro temperado toda chapa de vidro submetida ao processo de têmpera. Isso quer dizer que além dos vidros temperados transparentes, o vidro blindex e modelos como vidro impresso, vidro refletivo e vidro serigrafado podem ser considerados vidros temperados.

Qual o tipo de vidro é mais barato?

O vidro float (vidro comum) é o tipo de vidro mais barato. Esse modelo é aplicado em algumas estruturas e serve como base para a criação de vidros especiais, como o vidro laminado, temperado, colorido, etc. Em tese, quanto mais tecnologia aplicada, mais caro será o vidro.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.