Home > Artigos > Qual a espessura de um vidro blindex?

18.01.2022

Qual a espessura de um vidro blindex?

O vidro blindex é comercializado em diversas espessuras. Lembramos que os vidros blindex são produzidos através da têmpera, mesma técnica de fabricação dos vidros temperados. Esse processo, que originalmente produzia vidros somente com 06mm de espessura atualmente fabrica vidros temperados que variam entre 0,4mm e 25mm, sendo as placas com espessura entre 4 mm e 12 mm as mais utilizadas. Entretanto, a definição da espessura de um vidro deve ser analisada por especialistas sob orientação das normas regulamentadoras.

Ainda comentando sobre qual a espessura de um vidro blindex, considere que o vidro ocupará grande parte do espaço do vão a ser preenchido (em uma janela, por exemplo, corresponde a aproximadamente 80%), sendo um elemento de extrema importância de proteção, funcional e estética nas aplicações onde é utilizado. Além disso, a espessura do vidro interfere diretamente na massa e resistência das chapas de vidro, de modo que quanto mais espesso a chapa, mais resistente será, porém, também será mais pesada e pode comprometer uma determinada estrutura.

Também é necessário considerar outros fatores. Uma janela fabricada com esquadria com propriedades acústicas, por exemplo, pode oferecer bom desempenho com vidros de no mínimo 06mm de espessura – o mais indicado é 08mm. Nesse caso, uma placa mais fina não ofereceria os requisitos mínimos de isolamento acústico necessário. Em contra partida, um vidro com mais espessura pode ser exigido em regiões com grande presença de ruídos ou forte pressão do vento, por exemplo. Cada caso é único e deve ser estudado com paciência.

É importante contar com especialistas no momento de definir qual a espessura de um vidro blindex a ser utilizado em sua obra, pois a espessura do vidro muda conforme os detalhes do projeto. Para isso é preciso considerar as particularidades da obra, definir suas necessidades para então escolher a melhor espessura a ser utilizada na aplicação. Dessa forma aproveitamos o máximo dos benefícios do vidro blindex.

 

Quais as espessuras do vidro temperado?

Fique atento, pois arquitetura com vidros é coisa séria, por isso deixamos uma dica para você que procura qual a espessura de um vidro blindex: Especificar cuidadosamente os tipos e espessuras dos vidros a serem utilizados proporciona confiança à aplicação ao promover fatores como resistência, segurança e a garantia de que as cargas que serão aplicadas na placa de vidro não serão capazes de causar deformação permanente na placa, parede ou da estrutura.

De qualquer forma temos uma lista com algumas espessuras de vidro possíveis de serem utilizados. Lembre-se de que a tabela abaixo não deve ser considerada como regra e que, quanto maior for o vão a ser preenchido, maior terá que ser a espessura da placa de vidro. Veja abaixo qual a espessura de um vidro blindex:

– Vidro de 04 mm – indicado para vãos com 0,40m² em média;

– Vidro de 05 mm – indicado para vãos com 0,60m² em média;

– Vidro de 06 mm – indicado para vãos com 1,00m² em média;

– Vidro de 08 mm – indicado para vãos com 1,82m² em média;

– Vidro de 10 mm – indicado para vãos com 2,40m² em média;

– Vidro de 12 mm – indicado para vãos com 3,02m² em média;

Outro fator a considerar no momento de esclarecer qual a espessura de um vidro blindex consiste na compreensão de que o vidro é um material extremamente forte, porém, com natureza frágil. O vidro blindex temperado, por exemplo, pode suportar grandes impactos frontais, mas pode se estilhaçar por completo – e sem aviso prévio – se sofrer pressões inadequadas em suas bordas. Por esse motivo é preciso garantir que o vidro temperado seja especificado corretamente, considerando suas aplicações e instalações individualmente.

Vidro blindex ou vidro temperado?

Como foi possível observar, por diversas vezes nos referimos ao vidro blindex como vidro temperado no decorrer desse texto sobre qual a espessura de um vidro blindex. A título de esclarecimento, isso acontece porque se trata do mesmo tipo de vidro – geralmente produzidos pelo mesmo fabricante, ou seja, possuem as mesmas características de resistência, proteção e aparência.

E para finalizar nosso artigo sobre qual a espessura de um vidro blindex, esclarecemos que em questão de funcionalidade não existem diferenças entre um vidro Blindex® e um vidro temperado “normal” presente no mercado. Blindex® é uma marca registrada que comercializa vidros temperados, porém, a produção das peças é realizada pela Cebrace, mesma empresa que fabrica e comercializa seus produtos para quase todas as beneficiadoras de vidro brasileiras. Acompanhe os artigos da Arch Glass Brasil em nosso site!

FAQ – Perguntas e Respostas

– Qual a resistência de um vidro blindex?

Um vidro blindex (temperado) suporta variações térmicas de 227° C e sustenta tensão admissível de flexão: s=120 Mpa. Além do mais, o vidro temperado apresenta resistência efetiva de 1.400 Kgf/cm² (140 MPa) – enquanto um vidro comum, por exemplo, oferece 400 Kgf/cm².

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.