Home > Arquitetura do Vidro > Qual a espessura ideal do vidro?

09.12.2021

Qual a espessura ideal do vidro?

A espessura ideal de um vidro varia conforme a aplicação, tipo de vidro, finalidade da estrutura, tamanho do vão a ser preenchido, necessidade de reforço extra, possível elementos de fixação (como largura do trilho), etc. O mercado oferece vidros com espessuras variadas, sendo as mais comuns as medidas de 06mm, 08mm e 10mm. Apenas para contextualização, para janelas a espessura pode ser de 06mm a 08mm, já para portas o indicado é chapas de vidro com no mínimo 10mm de espessura. Mas isso não é uma regra!

Para definir qual a espessura ideal do vidro consultores da área utilizam, basicamente, quatro fatores para a realização do cálculo correto, que são a tipologia e dimensões, modelo de vidro que será utilizado, tipo de fixação do vidro e os esforços solicitantes, onde:

Tipologia e dimensionamento: Um olhar panorâmico (vista e corte) da estrutura onde o vidro será fixado.

Modelo de vidro: A escolha do vidro considera as diretrizes da ABNT, avaliando altura de instalação do vidro e tipo de aplicação.

Tipo de fixação: Para saber qual a espessura ideal do vidro é preciso determinar antes se a fixação será feita apenas de um lado, de ambos, nos quatro lados, vidro autoportante, necessidade de aparafusamento, dentre outros parâmetros.

Esforços solicitantes: Os esforços solicitantes considera o tipo de edificação, altura de instalação do vidro em relação ao solo, força que o vento exercerá na estrutura, etc.

É importante destacar que a indústria fabrica vidros com espessuras especiais, como vidros com 03mm, 04mm, 05mm, 12mm, 15mm e 19mm de espessura, por exemplo. Tecnicamente, pra saber qual a espessura ideal do vidro é preciso submeter o projeto a um estudo rigoroso para adequar toda a instalação e evitar comprometimento da estética, acidentes e/ou mal funcionamento da estrutura. Destacamos ainda que o uso de vidros na arquitetura é regulamentado pela ABNT.

E pra você que procura saber qual a espessura ideal do vidro, fique atento. Chapas de vidro mais finas são naturalmente mais baratas, mas podem não oferecer a resistência exigida para uma determinada aplicação. De outra forma, placas de vidro mais espessas, devido a sua massa, agregarão mais resistência à estrutura, porém, são mais caras e podem ser pesadas demais para a instalação suportar, ocasionando em avarias nas paredes, necessidade de manutenção frequente, etc. Entenda mais sobre qual a espessura ideal do vidro nesse artigo.

Espessura do vidro – importância do cálculo correto

O cálculo correto da espessura do vidro é fundamental. Considere que o vidro oferece diversas funcionalidades, porém, para alcançar o máximo de seu desempenho é preciso utilizar os modelos corretos, determinando, por exemplo, o tipo e qual a espessura ideal do vidro a ser utilizado. Para isso o profissional precisará estudar muito sobre o projeto e levar diversos fatores em consideração.

Isso acontece porque o vidro pode ser aplicado para satisfazer diversas necessidades. Considerando suas características físicas e possibilidades de personalização, o vidro pode ser alternativa para:

– Trazer conforto térmico ao ambiente;

– Proporcionar alívio acústico aos ocupantes do interior de uma edificação;

– Desempenhar papéis estruturais;

– Oferecer resistência à estrutura;

– Trazer e amplificar os fatores de segurança de um ambiente;

– Contribuir com a estética e decoração do local;

– Dentre outros;

Em cada uma dessas situações – e em diversas outras – saber qual a espessura ideal do vidro contribui para alcançar o melhor desempenho possível. Existem registros, por exemplo, de empresas que utilizam vidros muito grossos (+ de 70mm) e pesados para barrar os altos índices de ruídos de suas máquinas e oferecer um ambiente saudável aos colaboradores.

Quer outro exemplo? Um muro de vidro, por exemplo, caso esteja instalado em ambientes com grande probabilidade de tumultos (como estádios de futebol) tendem a ser mais grossos que um muro de vidro residencial, mas essa definição deve ser realizada por profissionais habilitados e que sabem calcular a espessura do vidro para cada aplicação. Por isso a importância de procurar os serviços de empresas especializadas no assunto.

Além disso, determinar qual a espessura ideal do vidro de maneira correta evita desperdício de dinheiro, como no caso de fazer um superdimensionamento e depois arcar com consertos de parede e manutenções além da conta; ou evitando a instalação de um vidro com espessura abaixo do exigido e sofrer prejuízos com a instalação de uma nova placa ou troca de toda a estrutura para readequação. Sem contar o risco físico que ambos os cenários podem ocasionar – riscos estes, incalculáveis.

Como visto, saber qual a espessura ideal do vidro que será utilizado requer a sabedoria de profissionais especializados no assunto. Em caso de dúvidas, solicite um orçamento com empresas do ramo, que serão capazes de identificar a sua necessidade e adequar seu projeto por completo às normas da ABNT, garantindo segurança e os benefícios que só o vidro pode oferecer.

Veja + Arquitetura do Vidro

09.12.2021

Qual a espessura ideal do vidro?

15.04.2021

O que torna os vidros transparentes? Saiba tudo sobre

23.07.2020

Envidraçamento de Sacada: Saiba tudo

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.