Home > Artigos > Qual o tipo de esquadria mais barata?

03.01.2023

Qual o tipo de esquadria mais barata?

O preço da esquadria depende de fatores diversos, como material de fabricação, dimensões da estrutura, região de compra, etc. Considerando estruturas com as mesmas medidas, a esquadria de ferro costuma ser a mais barata. Ainda esclarecendo qual o tipo de esquadria mais barata, a esquadria de ferro costuma ter menor preço porque trata-se de um material de fácil acesso, de baixo custo e com facilidade para se adequar aos diversos projetos e estilos decorativos.

 

A esquadria de ferro ainda possui outras vantagens, como o fato de ser durável e suportar grandes impactos, porém, é preciso lembrar que esquadrias de ferro também oferecem desvantagens, como oxidação com maior facilidade – o que pode diminuir a vida útil das estruturas e limita sua aplicação em algumas regiões, como as litorâneas; além de ser mais robusto e pesado – o que pode interferir negativamente em uma aplicação e exigir manutenções frequentes.

 

Ainda falando sobre qual o tipo de esquadria mais barata, a escolha pela esquadria ideal para um projeto não deve analisar apenas os valores de aquisição do produto, mas também fatores relacionados a necessidade de manutenção e/ou substituição, riscos de danos acidentais, possíveis falhas no sistema da esquadria, economia no consumo energético, etc.

 

Dessa forma, a esquadria de ferro, por exemplo, apesar de ser mais barata pode não oferecer as funções esperadas para um determinado ambiente ou região. Lembre-se de que cada espaço de um empreendimento possuirá uma função, e dessa forma, exigirá um tipo de esquadria que melhor satisfaça suas necessidades.

 

Qual a esquadria mais cara?

 

Para fazer um contraponto em nosso artigo sobre qual o tipo de esquadria mais barata, vamos comentar também sobre qual a esquadria mais cara. Falando de maneira superficial, a esquadria de PVC é a que apresenta um custo inicial mais elevado, seguido pela esquadria de alumínio, esquadria de madeira, esquadria de vidro, esquadria de aço e esquadria de ferro. Entretanto, é válido esclarecer que essa sequência pode sofrer variação dependendo as circunstâncias da aquisição.

Esquadria de Madeira

Como escolher uma esquadria?

 

A especificação errônea da tipologia da esquadria é problema recorrente no segmento de arquitetura e construção civil que interfere diretamente no preço da esquadria. Para complementar nosso texto sobre qual o tipo de esquadria mais barata, lembramos que os projetos mal detalhados ou a instalação de esquadrias sem o domínio da técnica pode gerar erros que diminuem a vida útil de aplicações ou não satisfazem os desejos dos clientes.

 

Esse fato pode criar um cenário que exige novos investimentos financeiros para manutenção ou troca da esquadria, o que acaba encarecendo o preço final do projeto. É importante lembrar que além de exercer funções estéticas, as esquadrias ficam responsáveis por outros fatores, como estanqueidade (vedação da água e ar), diminuição de barulhos, controle de passagem de iluminação e pessoas, dentre outros benefícios que interferem diretamente na qualidade de vida dos usuários de um ambiente

 

Sendo assim, é essencial que a especificação do elemento seja realizada de maneira cirúrgica, após um estudo detalhado que não pode considerar somente qual o tipo de esquadria mais barata, mas sim fatores como as condições climáticas da região, incidência de raios solares na edificação, volumetria dos ruídos aos arredores, resistência, durabilidade, versatilidade e método de instalação das esquadrias, integração dos espaços, normas da ABNT, etc.

 

Preço da esquadria

 

Isso indica que escolher uma esquadria apenas pelo preço – sem realizar um estudo adequado das necessidades do ambiente – pode gerar uma grande perda de qualidade de um projeto, como a diminuição do desempenho de janelas, portas e outras aplicações que se originam nas esquadrias. Além disso, é primordial que a instalação das estruturas seja realizada com mão de obra especializada, caso contrário existe grande chance de o projeto final apresentar erros e falhas de execução e funcionamento.

 

Para melhor compreender qual o tipo de esquadria mais barata é preciso, então, analisar a questão de um ponto de vista mais amplo, priorizando o custoxbenefício que o elemento pode oferecer. Tecnicamente falando, é preciso analisar quais são as necessidades de um ambiente e os anseios dos clientes para identificar os melhores tipos de esquadrias a se utilizar e, a partir de então, encontrar o modelo que melhor se enquadra no orçamento do projeto.

 

E para finalizar nosso artigo sobre qual o tipo de esquadria mais barata, lembramos que a instalação das esquadrias em uma obra é uma das etapas que consomem grande parte do orçamento de um projeto. Sendo assim, é de extrema importância que a estrutura seja especificada de maneira adequada para atender todas as necessidades de um ambiente, anseios dos usuários, sem deixar de esquecer das normas regulamentadoras da ABNT.