Home > Tipos de Vidro > Vidro anti chama: Saiba tudo sobre

24.06.2021

Vidro anti chama: Saiba tudo sobre

O vidro anti chama consegue bloquear a transposição do fogo e gases tóxicos derivados de um incêndio. Fabricados com técnicas especiais, os vidros anti chama são indicados para uso externo/interno e são desenvolvidos para atender os requisitos das normas regulamentadoras e do corpo de bombeiros. O modelo também é popularmente chamado de vidro anti fogo, apresenta alta transparência durante o incêndio e sua capacidade de resistência ao fogo varia conforme a área e espessura das placas de vidro.

É importante destacar que o mercado oferece outro tipo de vidro com características semelhantes às do vidro antichama (antifogo), chamado de vidro corta fogo. A principal diferença entre os modelos é que, além de bloquear o fogo e a fumaça, os vidros corta fogo possuem tecnologia para impedir também a irradiação do calor para outros ambientes. Esclarecimentos feitos, vamos conhecer um pouco mais sobre o vidro anti chamas.

Conheça o antichamas, o vidro resistente ao fogo

A tecnologia do vidro realmente é surpreendente. O vidro anti chama é uma prova disso ao garantir a segurança dos usuários, móveis e outros itens de ambientes acometidos por incêndios. Por esse motivo o vidro anti fogo é frequentemente requisitado para compor projetos arquitetônicos de indústrias e fábricas, mas o modelo também pode ser aplicados em ambientes residenciais, empresariais e escritórios. Considerando esse cenário, o vidro antichama pode ser utilizado, por exemplo, em:

– Ambientes que necessitam de compartimentação;

– Divisórias de ambientes;

– Saídas de emergência e portas corta-fogo;

– Rotas de fugas de locais públicos;

– Shopping center, estações de trem, rodoviárias, aeroportos e outros locais de grande movimentação;

– Túneis – nas laterais e na cobertura;

– Separação de ambientes responsáveis por abrigar documentos importantes;

– Proteção de móveis e outros objetos contra incêndios;

– Fachadas de prédios;

– Envidraçamento de sacadas;

O vidro anti fogo é classificado como vidro temperado e, devido ao fato de não poder ser cortado, é fabricado em placas sob medida. Além de ser submetido ao processo de têmpera, o vidro anti chama possui insumos específicos em sua composição, responsáveis por trazer resistência ao fogo e manter a transparência da placa de vidro nos casos de incêndio; atualmente, o material mais utilizado nesse tipo de vidro é o boro.

Vale destacar que, além de ser aplicado como barreira física para impedir a propagação do fogo e fumaça, o vidro anti fogo pode ser utilizado em compartimentos verticais e/ou horizontais (viga entre os andares, por exemplo). O modelo geralmente é aplicado de maneira monolítica e pode receber laminação para evitar estilhaçamento e amplificar suas propriedades de segurança e proteção ao usuário.

Vidro anti chama

Vidro resistente a fogo

A resistência do vidro anti chama é determinada por 02 quesitos, principalmente. O primeiro fator consiste na espessura do vidro, de modo que, quanto mais grosso, mais resistente ao calor será. A espessura do vidro anti fogo varia entre 05mm a 12mm e o tempo de integridade do material em contato com o fogo vai de 15 a 120 minutos.

O segundo fator que determina quanto tempo o vidro antichama pode ficar exposto ao fogo é a área da placa de vidro – e isso independente da espessura da peça. Pra se ter uma noção, uma placa de vidro antifogo pensada para suportar 120 minutos em um incêndio não poderá ter mais do que 3,53 m²; entretanto, se a integridade desejada for de no máximo 60 minutos, a área do vidro resistente não poderá ultrapassar 4,08 m².

Além disso, para que o vidro anti fogo exerça suas funções com eficiência é preciso instalar o modelo em um sistema composto por peças certificadas, ou seja, as esquadrias, caixilhos, acessórios, vedação e ancoragem precisam ser pensados para suportarem altas temperaturas. Por isso o aconselhável é contratar equipes especializadas em vidro anti chama que garantam conservar toda a obra dentro das normas regulamentadoras.

É muito importante se atentar a esse detalhe, pois não é possível, por exemplo, projetar uma aplicação com sistemas especiais contra incêndio e utilizar outros insumos não indicados para essa finalidade durante a construção. Além de colocar em risco a integridade física dos usuários, essa ação fatalmente resulta em problemas futuros, tendo em vista que os pontos de fusão das peças são diferentes, segundo os especialistas.

Vidro anti fogo

Cabe salientar que o vidro antichama se mantém transparente durante o incêndio, o que facilita que as autoridades (bombeiros) e os usuários enxerguem do outro lado da barreira durante a fuga – isso representa mais segurança tanto para os ocupantes quanto para os bombeiros, que podem estabelecer as melhores rotas e evitar ambientes com riscos de explosões ou tomados pelo fogo.

Outro destaque consiste no fato de que o vidro anti fogo pode combinar sua resistência ao fogo com outras tecnologias do vidro, como cores, isolamento acústico e térmico, controle solar, laminação, etc; ou seja, o vidro anti chama é único e pode valorizar uma edificação em diversos aspectos.

Veja + Tipos de Vidro

12.08.2021

Para que serve vidro temperado?

29.07.2021

Espelho Prata: Conheça seus tipos e formas de usar

22.07.2021

Vidro Verde: Entenda sobre esse tipo de vidro

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.