O vidro encapsulado é obtido através de um processo de revestimento das bordas da placa com silicone (ou borracha) para proteger o material e aumentar sua durabilidade. O processo de encapsulamento de vidro é delicado e exige o mínimo de estresse mecânico possível para reduzir o risco de quebras. O sistema de encapsulamento de vidro (VES) é realizado nas bordas da chapa com borracha de silicone de alta consistência, com dureza, podendo possui cor e desenhos variados.
Esse modelo de vidro é utilizado em diversas aplicações, incluindo veículos automotivos, arquitetura e construção civil. Na arquitetura o vidro encapsulado é muito requisitado para substituir os convencionais caixilhos metálicos na projeção de fachadas envidraçadas, coberturas, divisórias, portas e janelas, etc.
Vale destacar que o vidro encapsulado apresenta outras vantagens em relação aos vidros convencionais, como maior resistência a impactos e variações de temperatura, maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. Essas e outras vantagens torna os vidros encapsulados em opção versátil e muito utilizada na arquitetura e construção civil.
Conheça mais sobre o V.E.S – Vidros Encapsulado em Silicone
O vidro encapsulado em silicone – VES é um sistema de proteção e revestimento que envolve as bordas das peças de vidro com um perfil de borracha de silicone de alta consistência, extrudado de forma apropriada em termos de dureza, cor e design para garantir um ajuste perfeito.
Esse método de encapsulamento cria uma peça de vidro que mantém sua rigidez no centro, enquanto a borda é deliberadamente flexível devido à borracha de silicone. O resultado é uma peça de vidro rígida com um perímetro controladamente flexível e um formato preciso. Esse tipo de vidro encapsulado oferece diversas vantagens:
– Proteção: O perfil de borracha de silicone atua como uma barreira eficaz para proteger as bordas do vidro contra danos, choques e impactos, ajudando a prolongar a vida útil do vidro.
– Flexibilidade Controlada: A borda flexível permite que o vidro se adapte a superfícies irregulares ou variações dimensionais, o que pode ser útil em aplicações de montagem ou instalação.
– Versatilidade: Esse método de encapsulamento pode ser aplicado a uma ampla variedade de tipos de vidro, o que indica que pode participar de diversas aplicações como fachadas, coberturas, claraboias, marquises, portas e janelas, etc.
– Dimensões precisas: O vidro encapsulado é fabricado com alta precisão dimensional devido ao método de encapsulamento, o que é importante em aplicações que exigem formas exatas e encaixes precisos.
Como é possível perceber acima, o vidro encapsulado é uma solução versátil que combina a durabilidade do vidro com a flexibilidade controlada da borracha de silicone, se tornando em uma alternativa adequada e bem vista para uma variedade de aplicações com revestimentos de vidro.
Onde usar vidros encapsulados?
O uso de vidro encapsulado em silicone – VES é versátil e varia de acordo com as necessidades específicas de cada aplicação. Veja abaixo algumas alternativas e aplicações mais usuais para vidros encapsulados:
– Fachadas de edifícios: O vidro encapsulado é muito utilizado em fachadas prediais. Além de imprimir uma estética única, os vidros encapsulados proporcionam maior segurança e durabilidade às aplicações e, consequentemente, valorizam a edificação como um todo.
– Janelas e portas: O V.E.S. – Vidro encapsulado em Silicone é comumente requisitado para compor janelas, portas e derivados, pois suas características garantem maior isolamento acústico e térmico, além de ser um vidro mais seguro se comparado com outros modelos convencionais.
– Divisórias de ambiente: Considerando as suas características, o vidro encapsulado é perfeito para participar de divisórias de ambientes, pois consegue oferecer maior transparência, luminosidade, segurança, isolamento acústico e térmico, valorização e melhor aproveitamento do espaço.
– Cobertura: Nas coberturas o VES é indicado para locais que desejam amplificar a entrada de luz natural para criar espaços modernos, luminosos e agradáveis, ao mesmo tempo em que forma uma barreira contra intempéries, garante a proteção dos ocupantes e a durabilidade da cobertura, pois esse modelo é durável e de baixa manutenção, mantendo sua qualidade ao longo do tempo.
É preciso reforçar que o vidro encapsulado pode ser utilizado em outras aplicações arquitetônicas, pois como já comentado, apresenta outras vantagens em relação aos vidros convencionais.
Quais são as vantagens do uso do vidro encapsulado na construção civil?
Veja abaixo algumas das vantagens do uso do vidro encapsulado na arquitetura e construção civil.
– Economia de energia: O vidro V.E.S. promove a economia de energia dos espaços onde participa. Isso acontece porque o modelo permite maior entrada de luz natural nos ambientes, reduzindo a necessidade de iluminações artificiais e, consequentemente, economizando energia.
– Isolamento acústico é térmico: Quando bem especificado, o vidro encapsulado pode apresentar maior capacidade de isolamento acústico e térmico em relação aos vidros convencionais, proporcionando maior conforto aos usuários dos ambientes.
– Segurança: O vidro encapsulado em Silicone, ou V.E.S., é mais resistente a impactos e variações de temperatura, o que reduz significativamente o risco de quebra e, como consequência, promove a segurança dos ocupantes dos ambientes e transeuntes.
– Durabilidade: O vidro, naturalmente, já é um produto de baixa deterioração (desgaste). Os vidros encapsulados com silicone apresentam maior durabilidade com relação aos vidros convencionais, reduzindo a necessidade de manutenções.
E já para finalizar nosso artigo, não podemos nos esquecer da estética singular que o vidro encapsulado pode proporcionar. Esse modelo de vidro pode apresentar um design moderno e sofisticado, habilitando-o a ser utilizado em diversas aplicações arquitetônicas.