Home > Artigos > Vidro curvo: vantagens e onde usar

10.06.2021

Vidro curvo: vantagens e onde usar

Saiba nesse artigo sobre Vidro curvo: vantagens e onde usar – Presente em projetos inovadores e indicado para envidraçamento estrutural, o vidro curvo – ou curvado – imprime linhas singulares capazes de atribuir uma assinatura única a qualquer projeto. Amplamente aplicado em coberturas, clarabóias e telhados de vidro; além de fachadas, divisórias e guarda-corpos, os vidros curvos oferecem vantagens funcionais e estéticas, valorizando ambientes residenciais e corporativos de diversas formas.

Isso acontece porque o modelo traz singularidade às edificações. Os vidros curvos facilitam a reprodução as formas e curvas na arquitetura, permitindo, por exemplo, que o arquiteto busque traços distintos e impossíveis de serem alcançados com vidros planos – como as formas encontradas na natureza e/ou outros universos.

Vantagens do vidro curvo.

Vidro curvo: vantagens e onde usar – Uma das principais vantagens dos vidros curvos é justamente essa: conseguir quebrar o tradicionalismo das linhas retas, geometria mais aplicada na arquitetura em geral. Com isso, as construções com vidro curvado se destacam arquitetonicamente das edificações vizinhas tanto pela imponência quanto pela beleza e inovação.

Não por acaso o produto é utilizado também para fins de valorização de uma marca, valorização essa nem sempre representada na forma de ‘números’, necessariamente, mas sim pela capacidade de surpreender que uma edificação com vidros curvos tem. E esse engrandecimento é só uma parte das vantagens do vidro curvo para as edificações, afinal de contas, esse é um modelo de vidro que pode ser utilizado com maestria em aplicações que exigem vidros estruturais.

Isso acontece porque, além da possibilidade de beneficiamentos (como tempera e laminação), trazer uma curva ao vidro faz a placa ser mais resistente e minimiza possíveis deflexões. A curvatura do vidro torna o modelo resiste a cargas elevadas e, quando projetados com inteligência, reduzem o uso de outros materiais na construção. Interessante, não? Veja abaixo as principais vantagens do vidro curvo:

– Traz amplitude e aperfeiçoa a iluminação natural dos ambientes;

– Oferece flexibilidade aos projetos ao permitir linhas arredondadas;

– Diferentemente do que acontece com outros tipos de vidro, o curvado não apresenta marcas de pinça em suas bordas.

– Os vidros curvos aumentam a resistência da estrutura a esforços mecânicos diversos, como vento e outras intempéries.

– A versatilidade e possibilidade de aplicação em envidraçamento estrutural é uma das principais vantagens do vidro curvado.

– Vidros curvos reduzem o risco de quebra da placa por estresse térmico.

– O modelo também diminuiu ou anula possíveis deflexões quando comparado com vidro plano.

Além disso, os vidros curvos oferecem boa reflexão e refração ótica, refletindo na visualização através do vidro. Resumidamente, as características do vidro curvo são capazes de agradar a variados tipos de gostos, até mesmo o gosto dos clientes mais exigentes.

Onde usar vidro curvo

Essa gama de vantagens e benefícios do vidro curvado habilitam o elemento a participar de diversas estruturas; tanto que uma das principais procuras no mercado consiste por:

– Vidro curvo janela

– Vidro curvo fachada

– Vidros curvos para telhados, coberturas e/ou clarabóias.

– Vidro curvo para guarda corpo

– Divisórias de vidro curvo

– Vidro curvo para escada

Isso sem contar a ampla procura por vidros curvos temperado, laminado e vidro curvo sob medida. Apesar de menos popular, como visto o vidro curvado está virando tendência e se tornando alternativa para inúmeras aplicações. Abaixo detalharemos mais sobre como o produto traz vantagens à alguns tipos de estrutura.

Vidro curvo: vantagens e onde usar
Vidro curvo: vantagens e onde usar

Vidro curvo fachada

Na fachada os vidros curvos permitem a criação de destaques visuais e limites inalcançáveis com vidros planos. A fachada com vidro curvo possibilita esculpir designs transformadores e por essa razão se destaca na arquitetura com vidros.

Vidro curvo para cobertura

A cobertura ganha muito com o uso de vidros curvos. O desenvolvimento da tecnologia capacita a indústria do vidro a produzir vidros seguros e dentro das normas da ABNT. Lembramos que, além da segurança, o modelo oferece boa qualidade ótica, característica bem vinda para esse tipo de estrutura.

Telhado curvo de vidro

Um telhado fabricado com vidro curvado foge totalmente do convencional, valorizando a construção de diversas formas. Além da possibilidade de alcançar formas inovadoras, o vidro curvo para telhado promove a integração do ambiente externo com o ambiente interno, permitindo a criação de decorações singulares, iluminadas e altamente funcionais.

Claraboias de vidro curvo

As mesmas vantagens do vidro curvado para telhado são transmitidas para as claraboias. Os vidros curvos imprimem uma nova perspectiva às claraboias, que conseguem ser fabricadas com traços distintos sem perder suas funções essenciais, como a de trazer iluminação natural aos espaços.

Divisórias com vidro curvo

As divisórias de vidro curvo limitam os ambientes de maneira inovadora. São produzidas com um sistema especial de fixação e podem ser combinadas com outros materiais, como madeira, inox ou alumínio. São alternativas que valorizam a decoração de ambientes residenciais e empresariais.

Guarda corpo vidro curvo

O guarda-corpo é outra estrutura capaz de ser totalmente reformulada com a aplicação de vidro curvado. Com esse modelo de vidro o guarda corpo ganha mais leveza e pode ser projetado com toda a elegância das linhas curvas, imprimindo uma estética única às edificações. Vale a pena conferir as vantagens do vidro curvo para guarda corpo.

Como vimos, são diversas as vantagens e possibilidades de uso dos vidros curvos. Lembramos sempre que arquitetura com vidros é coisa séria e deve sempre ser realizada com muita responsabilidade. Eleja com cuidado as equipes responsáveis pelo seu projeto, pois a instalação do vidro curvo depende de vários fatores como maquinário especial para manuseio e estudos cirúrgicos de peso, raio, dimensão, etc.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.