Home > Artigos > Vidro Antirreflexo: Tudo que você precisa saber

08.07.2021

Vidro Antirreflexo: Tudo que você precisa saber

O vidro antirreflexo (ou anti reflexo) é fabricado com o auxílio de uma película especial ou microtexturas que ficam responsáveis por diminuir os reflexos ocasionados pela luz natural ou artificial, facilitando a visualização através do vidro. Isso acontece porque tanto a película anti-reflexo quanto as microtexturas conseguem tirar o brilho do vidro, evitando a interação do material com os raios luminosos de um ambiente.

Por esse motivo o vidro antireflexo costuma ser aplicado, por exemplo, em vitrines de lojas, mostruários de joalherias ou na proteção de obras de artes. Vale destacar que esse modelo também pode auxiliar a diminuir a incidência dos raios UV (e o desbotamento das cores), apresentam transparência elevada e não prejudicam a transmissão da luz. Veja abaixo tudo o que você precisa saber sobre o vidro antirreflexo.

Vidro anti reflexo ou antirreflexo …?

Antes de tudo é importante esclarecer que esse modelo de vidro costuma ser referido de diversas formas, como por exemplo:

– Vidro anti reflexo;

– Vidro antirreflexo;

– Vidro antireflexo;

– Vidro anti-reflexo;

– Vidro fosco;

Porém, trata-se do mesmo modelo de vidro, com as mesmas características, vantagens e benefícios. Além disso, a indústria oferece duas categorias de vidros anti reflexos para o mercado, sendo um modelo nacional e outro importado. O vidro antireflexo importado costumeiramente é equipado com uma película especial para difundir a luz; enquanto que o vidro nacional alcança o mesmo efeito através de microtexturas na superfície do vidro.

Conheça tudo sobre o vidro antirreflexo

O vidro antireflexo é alternativa para aplicações que desejam difundir a incidência de luzes naturais ou artificiais. Isso acontece porque, durante a fabricação, são utilizadas tecnologias que tiram o brilho do vidro, facilitando a visualização através dele. Devido a essa característica o vidro anti-reflexo é utilizado em estruturas como vitrines, portas, janelas divisórias e balcões de exposição, além de objetos como porta-retratos, cristaleiras, caixa para proteção de obras de artes ou molduras para quadros.

No Brasil é possível encontrar duas categorias de vidros antirreflexo. O primeiro modelo, produzido nacionalmente, é fabricado com o auxílio de microtexturas na superfície do vidro, ou seja, é um tipo de vidro texturizado. O segundo tipo é o vidro anti-reflexo importado (vidro antirreflexo Cebrace), que conta com uma película para difundir a luz da superfície do vidro. O vidro anti-reflexo nacional é produzido União Brasileira de Vidro ou Saint-Gobain; e o segundo modelo é importado pela Cebrace ou pela Schott.

É importante frisar que, apesar das duas categorias serem indicadas para a mesma finalidade, existem pequenas diferenças entre o vidro produzido nacionalmente e o vidro anti reflexo importado. Tendo em vista que o vidro nacional utiliza microtexturas em sua superfície, seu grau de transparência é menor se comparado com o vidro importado, cujo a película garante transparência total! Por esse motivo o vidro importado cebrace costuma ser o eleito para participar de vitrines e em moldura com vidro antirreflexo.

Vantagens do vidro antireflexo

O vidro anti reflexo conta com até cinco vezes menos reflexão que os vidros tradicionais. Dessa forma pode ser utilizado sempre que o reflexo da luz causar algum tipo de incômodo visual, situação que ocorre, geralmente, em locais com ampla iluminação. Abaixo listaremos algumas das vantagens do vidro anti reflexo:

– Difunde luzes naturais e artificiais;

– Pode ser utilizado para eliminar reflexo da vitrine;

– Auxilia a demonstrar as cores reais e os pequenos detalhes de uma peça em exposição;

– Valoriza as obras de arte;

– Oferece alta transparência e visibilidade

– Protege enquanto facilita a higienização das estruturas;

– Placas de vidro duráveis e resistentes

– Disponíveis em duas categorias – nacional e importado;

Dentre as vantagens e benefícios, ainda citamos outros locais outro vidro antireflexo costuma ser aplicado, como:

– Embalagens;

– Caixas para jóias;

– Muses; (vidro antirreflexo para quadro)

– Zoológicos;

– Painéis fotográficos;

– Divisórias de ambientes;

– Portas e janelas;

– Telhados, coberturas e claraboias

O vidro anti-reflexo também é muito utilizado em estádios de futebol, por exemplo, pois facilita que a torcida assista aos jogos sem interferência dos reflexos das luzes do estádio nos vidros. Além disso, o modelo é alternativa para tela de projeção, nesse caso, além de valorizar a decoração de um ambiente, a placa de vidro consegue projetar imagens dos dois lados, sem que uma imagem interfira na outra. Interessante, não?

No caso de utilização na arquitetura e construção civil, é importante lembrar que o mercado oferece diversas especificações desse modelo, como o vidro antirreflexo 2mm e vidros anti reflexos laminados ou temperado, que além de difundirem os raios luminosos do local ainda agregarão segurança e resistência às estruturas envidraçadas.

Reforçamos sempre que, em qualquer aplicação, o vidro deve ser especificado por profissionais especializados no assunto. Dê preferência para empresas de renome e fuja de propostas absurdas! E para ficar por dentro de tudo que acontece no universo da arquitetura com vidros acompanhe o Portal Archglass.