Home > Artigos > Vidro Jateado: Como usar na decoração

15.07.2021

Vidro Jateado: Como usar na decoração

Ótima alternativa para decoração de ambientes privativos, o vidro jateado é singular e consegue trazer estética, privacidade e personalidade aos locais onde é instalado. Com possibilidades incalculáveis de customização, a principal característica dos vidros jateados é possuir a superfície opaca, situação que dificulta a visualização através da folha de vidro sem, no entanto, prejudicar a entrada de luz natural.

Além disso, é importante destacar o fato de o vidro jateado ser levemente texturizado com fissuras minúsculas e superficiais que trazem destaque incomum e o diferencia dos outros tipos de vidro. Todo esse cenário é bem vindo para a decoração de espaços residenciais e empresariais, mantendo os vidros jateados como tendência decorativa há tempos. Portanto, se você procura alternativas eficazes para seu projeto, veja como usar vidro jateados na decoração.

O que é jateado?

Esse tipo de vidro é submetido à um tratamento especial que traz opacidade à placa de vidro. O jateado em vidro dificulta a visualização através da placa de vidro, porém, não impede que a luz natural adentre nos ambientes.

Qual a diferença de vidro fosco para vidro jateado?

Tecnicamente, vidro jateado e o vidro fosco são sinônimos. Para esclarecer, o ‘jateado’ refere-se à técnica aplicada na fabricação do produto (jateamento); enquanto que o termo ‘fosco’ está relacionado à aparência do vidro, sem a transparência tradicional.

Para que serve?

O vidro jateado pode ser aplicado sempre que o usuário deseja amplificar a privacidade de um determinado ambiente sem, no entanto, prejudicar a entrada de luz no espaço. Por esse motivo os vidros jateados são muito utilizados na decoração de banheiros, em divisórias, portas e janelas privativas, etc.

Vidro jateado na decoração

Com as particularidades e finalidades acima descritas, o vidro jateado se torna uma peça ‘coringa’ na decoração dos mais diversificados ambientes. Podem ser utilizados para criar decorações distintas em residências, empresas, escritórios, home-offices, etc, sempre em aplicações que visam garantir a privacidade e o conforto dos usuários. Veja mais sobre como usar vidro jateado na decoração.

Onde usar na decoração

Considerando que os vidros jateados aceitam uma infinidade de personalizações, o modelo costuma ser indicado para diversas aplicações. Na arquitetura pode ser utilizado em peças decorativas e também em estruturas essenciais, como portas, janelas, etc. Por esse motivo o mercado vidreiro oferece o:

– Vidro para banheiro

Vidro para divisória

– Vidro cozinha

O vidro jateado para banheiro pode ser aplicado no box, portas e janelas para criar ambientes privativos. Já os vidros jateados decorados para cozinha auxiliam na criação de decorações excêntricas, sendo escolhidos para fechar aberturas, para compor divisórias de ambientes, tampos de mesas, prateleiras de armários e geladeiras, dentre outros.

Vidro Jateado

Para satisfazer os mais diversos gostos e demonstrar como usar vidro jateado na decoração de várias maneiras, o modelo pode ser encontrado em muitas cores, com formas, imagens e desenhos, como por exemplo:

– Vidro branco

– Vidro  fume

– Vidro  preto

– Vidro imagens

Vidro com desenho

As imagens e desenhos são customizadas conforme o desejo do usuário, cenário que permite a criação de estruturas totalmente personalizadas, tudo dependerá da vontade e criatividade dos clientes. Entretanto, é de suma importância recorrer às empresas especialistas no assunto para garantir que todos os benefícios do vidro jateado estejam garantidos.

Equipes qualificadas são capazes de demonstrar todos os modelos disponíveis no mercado e as possibilidades de customização, além de adequar as necessidades do usuário e o método de instalação às exigências das normas da ABNT, dando vida a estruturas que garantam a segurança, estética e vantagens dos vidro jateados.

Voltando a falar sobre como usar vidros jateados na decoração, as empresas, por exemplo, podem optar pelo vidro jateado com desenho do logotipo ou criar divisórias jateadas com gravuras, formas geométricas, mensagens, etc. Nas residências o vidro jateado pode ser utilizado em móveis, janelas, biombos, divisória para lavanderia, portas e box de banheiro e também do lado externo da casa; com criatividade é possível criar destaques elegantes e capazes de agradar até o mais exigente dos usuários.

Antes de finalizar esse artigo sobre como usar vidro jateado na decoração, é importante destacar que o modelo consegue harmonizar com facilidade com outros materiais utilizados popularmente nas decorações, como o alumínio, concreto e madeira; sem contar que é bem vindo também em decorações minimalistas, cumprindo papéis de destaque ou imergindo na ornamentação existente.

De uma forma ou de outro os vidros jateados se destacam e podem criar projetos com assinaturas únicas! E não se esqueçam de pesquisar muito bem sobre empresas especialistas em arquitetura com vidros com profissionais que sabem como usar vidro jateado na decoração e se comprometam em manter toda a obra dentro das normas da ABNT, pois isso fará toda a diferença!