Home > Artigos > Como saber se o vidro e temperado laminado?

12.10.2021

Como saber se o vidro e temperado laminado?

Para saber se o vidro e temperado laminado é preciso se atentar às características das duas técnicas. O vidro temperado costuma ser identificado em um dos cantos, apresenta pequenas ondulações em sua superfície (resultado do processo de fabricação) e pode ser detectado mais facilmente através de luz polarizada; já a laminação é possível perceber através da presença de uma ‘linha’ na borda do vidro, indicando a junção das placas de vidro. Entenda mais como saber se o vidro e temperado laminado nesse artigo!

Vidro temperado-laminado

O vidro temperado-laminado é indicado para trazer mais resistência e segurança às estruturas. Destacamos que o vidro laminado de temperados – como também é conhecido – é composto de duas ou mais placas de vidro temperado unidas através de uma película de PVB ou EVA (laminação). Conforme percebemos, esse modelo se aproveita das principais vantagens do vidro laminado e temperado, oferecendo placas de vidros versáteis e com alto grau de resistência e proteção para os usuários. Continue a leitura e veja como saber se o vidro e temperado laminado.

Uma das principais vantagens do vidro temperado laminado está no fato de poder ser aplicado em estruturas como coberturas, telhados, fachadas, etc. Isso acontece porque, ao receber laminação, o modelo, nos raros casos de quebra, é capaz de manter suspenso a si os fragmentos de vidro – e o vão fechado e intransponível até a manutenção; diferentemente do que acontece com o vidro temperado sem laminação. Por isso é importante ter certeza de que os profissionais contratados usarão vidro temperado-laminado em sua obra.

Considerando isso, dê preferência por empresas sérias que entregam essa garantia a seus consumidores. Além disso, profissionais qualificados são capazes de harmonizar outras necessidades dos usuários às regulamentações e manter toda a obra dentro das normas da ABNT para garantir a funcionalidade esperada, estética incomparável e a segurança necessária. Paralelamente a isso, é interessante conhecer as principais características de cada modelo para compreender como saber se o vidro e temperado laminado.

Vidro temperado: Os vidros temperados são considerados os modelos mais resistentes dos vidros mais populares, sendo em média 05 vezes mais resistente que um vidro comum do mesmo tamanho e espessura. A resistência do vidro temperado engloba impactos mecânicos, choques térmicos, torção, flexão, etc. Para saber se o vidro é temperado é possível recorrer às seguintes técnicas:

– Utilize lentes polarizadas – presentes em alguns óculos de sol – ou o Temperest. Esse mecanismo permite identificar linhas e marcas decorrentes do processo de aquecimento do vidro.

– Observe possíveis imperfeições e/ou ondulações na placa, resultantes do processo de fabricação do vidro. A têmpera também pode provocar leves deformações capazes de serem identificadas ao colocar a placa de vidro em uma superfície reta.

– Procure por identificações nos cantos da placa. O vidro temperado precisa ser identificado nos quatro cantos, obrigatoriamente.

Uma outra forma de como saber se o vidro e temperado acontece caso a placa se estilhace. O vidro temperado (sem laminação), quando quebrado se parte por inteiro e oferece pequenos fragmentos de baixo poder de corte, o que dificulta acidentes sérios.

Vidro laminado: Dando continuidade ao nosso artigo sobre como saber se o vidro e temperado laminado, o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro intercaladas por películas de PVB ou resina. Esta composição é encaminhada à fornos com temperaturas altíssimas para se unirem e formarem uma placa de vidro mais resistente e capaz de manter os pedaços de vidros presos a si em casos de estilhaçamento – responsabilidade esta da película intermediária.

Para saber se o vidro é laminado, a melhor alternativa é observar as bordas do vidro, que demonstrarão uma marcação (linha) indicando a junção das placas de vidro. Portanto, para finalizar nosso artigo sobre como saber se o vidro e temperado laminado, quando a chapa utilizada nessa composição for temperada damos vida ao vidro temperado-laminado (ou laminado de temperados), que se aproveita da alta resistência dos vidros temperados e características elevadas de segurança dos vidros laminados. É a união do útil ao agradável.

FAQ – Perguntas e Respostas

Como saber se o vidro pode ir no forno?

Geralmente, louças de vidro que podem ir ao forno apresentam o fundo levemente rugoso ou destacados com cores que facilitam a diferenciação. Outra alternativa é procurar pelas características da louça junto aos fabricantes.

Como é feito o vidro laminado?

O vidro laminado é feito a partir da união de duas ou mais placas de vidros intercaladas por película(s) de PVB. Esse conjunto é submetido à altas temperaturas até se unir em uma única chapa, mais resistente e capaz de manter os fragmentos suspensos e o vão da aplicação fechado até a manutenção.

Como saber se o vidro é Blindex

Blindex® é uma marca que comercializa vidros altamente resistentes, como os vidros temperados. Os vidros da marca Blindex® geralmente são identificados com marcações e logomarca para facilitar a diferenciação.

 

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.