Home > Artigos > Diferença de vidro laminado e temperado

08.04.2021

Diferença de vidro laminado e temperado

Você consegue identificar a diferença de vidro laminado e temperado? Apesar de ambos serem classificados como vidro de segurança, cada modelo possui particularidades distintas, tanto em suas características e funcionalidades quanto no modo de fabricação. Como semelhança, ambos são submetidos a tratamentos que agregam resistência e promovem a proteção do usuário até mesmo em casos de acidentes.

Na arquitetura e construção civil os dois modelos são frequentemente requisitados, seja por desejo de trazer mais segurança e resistência às estruturas, seja para cumprir as exigências das normas regulamentadoras. Tanto o vidro laminado quanto o temperado se encaixam em diversas aplicações; e a escolha por um ou outro modelo dependerá das necessidades do projeto e do desejo do cliente.

As principais diferenças do vidro laminado e temperado também são as responsáveis por limitar o uso do vidro temperado em algumas aplicações (a menos que conte com laminação das placas). O vidro laminado, por sua vez, pode ser utilizado em praticamente todas as aplicações segundo determinam as normas da ABNT. Entretanto, é possível unir as principais características de cada modelo para usufruir o máximo de benefícios que o vidro laminado e o vidro temperado podem oferecer.

Diferença de vidro laminado e temperado – Características

Analisando a diferença de vidro laminado e temperado; visualmente ambos são idênticos, cristalinos e oferecem possibilidades de customizações. Mas a principal diferença é perceptível nos casos de quebra da chapa de vidro, pois cada modelo se estilhaça de um modo diferente, porém, seguro ao usuário – por isso a classificação de ambos como vidro de segurança. Veja mais abaixo:

– Vidro laminado

O vidro laminado, quando se parte, não espalha os estilhaços de vidro pelo ambiente e se mantém suspenso na instalação até a realização da manutenção. Isso evita que os cacos de vidro cortem os usuários e impede que o vão fique livre, dificultando acidentes sérios – e essa é uma grande diferença de vidro laminado e temperado!

Esse cenário acontece porque o vidro laminado é fabricado com o auxílio de uma película resistente que mantém os pedaços de vidro colados a ela nos casos de estilhaçamento. Interessante, não?

– Vidro temperado

Por ser submetido à uma tempera, o vidro temperado se resfria com as moléculas internas tensionadas, o que faz com que, nos raros casos de estilhaçamento, a placa de vidro libere essa tensão e se parta em pequenos pedaços não pontiagudos incapazes de causarem ferimentos sérios nos usuários. Entretanto, esse modelo espalha os pedaços de vidro pelo ambiente, deixando o vão onde ele estava vazio.

Qual o tipo de vidro mais resistente?

Outra diferença de vidro laminado e temperado está na resistência oferecida. O vidro laminado “tradicional” é mais resistente que o vidro comum, entretanto, oferece menor resistência à impactos frontais quando comparado ao vidro temperado – este conhecido por ser, em média, 05 vezes mais resistente que o vidro comum. De outra forma, é possível equipar o vidro laminado com películas especiais (como o SentryGlas®) capazes de suportar a pressão da água, terremotos e até explosões!

O que é vidro temperado laminado?

Como já comentado no começo do texto, é possível unificar as principais vantagens de cada modelo para alcançar uma placa de vidro com características de resistência e proteção elevadas. O vidro laminado de temperado é fabricado com o auxílio de duas ou mais chapas de vidro temperado unidos por uma película especial (geralmente o PVB).

Esse cenário aproveitaria a resistência mecânica oferecida pelos vidros temperados e todos os benefícios que a laminação oferece aos usuários. O vidro laminado de temperado é uma alternativa para aplicação em estruturas onde o vidro temperado não pode ser utilizado sozinho – como coberturas, guarda corpos, fachadas, etc.

Diferença de vidro laminado e temperado – Fabricação

O modo de fabricação de cada modelo é o que garante as diferenças entre o vidro temperado e laminado. Veja mais abaixo:

Fabricação do vidro laminado

Tradicionalmente o vidro laminado é composto por duas ou mais placas de vidro comum unidas através de uma película plástica, como o PVB e o EVA – entretanto, o mercado oferece outros interlayers para finalidades especiais. O conjunto é submetido a estufas para união do vidro à película. Essa junção é o que garante a resistência do material e a capacidade de manter os vidros suspensos à placa nos casos de quebra.

– Fabricação do vidro temperado

O vidro temperado é fabricado a partir da submissão do vidro comum ao processo de têmpera. Nesse processo as chapas de vidro são encaminhadas à fornos com altas temperaturas, o que faz com que as moléculas do vidro se expandam; na sequência a placa de vidro é submetida à um resfriamento rápido, criando uma barreira externa que tensiona as moléculas expandidas no interior do vidro. Essa tensão é o que garante a resistência e proteção do vidro temperado, como já comentamos acima.

Interessante não? Com o conhecimento adequado é possível identificar cada diferença de vidro laminado e temperado para usufruir do máximo de seus benefícios!