Home > Artigos > Qual a espessura do vidro para box de banheiro?

14.12.2021

Qual a espessura do vidro para box de banheiro?

Segundo dita as normas da ABNT, a espessura do vidro para box de banheiro deve ser de, no mínimo, 08 mm, independente do tipo escolhido. Porém, é preciso lembrar que isso não é uma regra e a definição de qual a espessura do vidro para box de banheiro depende ainda de fatores como o tamanho da placa de vidro, largura do trilho, modelo do box, necessidade de reforço extra, etc. Aqui vale destacar que os vidros indicados para box são os laminados ou temperados.

O ideal é que toda a instalação do box para banheiro, de seu projeto inicial até a finalização, seja administrada por empresas responsáveis e que se comprometam em adequar toda a obra às normas da ABNT. Empresas do segmento possuem profissionais que sabem qual a espessura do vidro para box de banheiro ideal e são capazes de analisar suas necessidades para oferecer a melhor alternativa para seu caso.

Cálculo de espessura de vidro

Por que motivo é importante determinar com precisão qual a espessura do vidro para box de banheiro? Isso acontece por diversos fatores, como segurança dos usuários, resistência do box, peso da estrutura, valor final da obra. As placas de vidros menos espessas, por exemplo, são atrativas por serem mais baratas, porém, podem não oferecer a resistência adequada para o box do banheiro, colocando todos os usuários em perigo.

Isso quer dizer, então, que basta colocar vidros super grossos que o box será mais resistente? Tecnicamente, sim, porém, um vidro com espessura exagerada, além de ser mais caro, trará peso extra para a estrutura, comprometendo o box e a parede onde está fixado. Sendo assim, é preciso encontrar um meio termo capaz de harmonizar a resistência adequada com o peso ideal, evitando assim problemas mais sérios e episódios de manutenções frequentes.

Pra se ter uma ideia, esse coeficiente que determina qual a espessura do vidro para box de banheiro analisa fatores como:

– Tipo de vidro que será utilizado;

– Dimensão do vão a ser fechado;

– Necessidade de reforço extra;

– Largura do trilho do box;

– Tipo de fixação dos vidros;

É necessário, por exemplo, definir antecipadamente os tipos de choques mecânicos que possam causar o estilhaçamento da placa e harmonizar as dimensões da chapa de vidro com o fabricante da esquadria para determinar a quantidade de apoios e variações; tudo para definir, com precisão, qual a espessura do vidro para box de banheiro. Tome cuidado, pois qualquer projeto fora desse script indica que o barato pode sair caro!

Lembre-se de que a espessura do vidro do box está totalmente relacionada à resistência, peso e segurança, sendo que o cálculo errado do vidro para box de banheiro (para menos ou superdimensionamento) pode comprometer diretamente esses fatores essenciais e anular funcionalidade, estética e, principalmente, a proteção que o box de banheiro pode oferecer. Em caso de dúvidas, consulte empresas especializadas no assunto.

Tipos de vidros para box de banheiro

Além de determinar, com precisão, qual a espessura do vidro para box de banheiro, é de extrema importância que a estrutura seja fabricada com a aplicação dos vidros indicados pela ABNT, ou seja, vidro laminado ou vidro temperado com ou sem película de segurança. Entenda as diferenças abaixo:

Vidro laminado: É composto por duas ou mais placas de vidros unidas através de uma película de alta aderência e flexibilidade. A composição do vidro laminado, naturalmente, garante resistência ao box de banheiro; entretanto, a película de alta aderência consegue manter os fragmentos de vidros presos a si (e ao box) em casos de quebra, garantindo ao menos um movimento de abertura e fechamento total da porta do box.

Vidro temperado: O vidro temperado é, em média, 05 x mais resistente que um vidro comum com as mesmas dimensões. Sua resistência elevada abrange impactos mecânicos, flexibilidade e alterações térmicas, por exemplo, razões pelas quais o temperado é o vidro mais utilizado em box de banheiro. Destacamos que o vidro temperado, quando estilhaçado, se fragmenta em pequenos pedaços não pontiagudos e de baixo poder de corte, amplificando os fatores de segurança do box.

Vale lembrar que o vidro temperado pode receber película de segurança que manteria os pedaços de vidro presos a si, guardada as proporções, semelhantemente ao que acontece com os vidros laminados. Destacamos que o vidro comum NUNCA deve ser utilizado em box para banheiro, pois não é indicado pelas normas da ABNT. Se trata de um vidro menos resistente que os acima descritos e, quando quebrados, oferecem perigo aos usuários, com chances de causar ferimentos fatais.

Todos esses fatores revelados no decorrer do texto são primordiais na definição de qual a espessura do vidro para box de banheiro. Esperamos que tenha compreendido e, em caso de dúvidas, não espere para procurar consultorias especializadas. Arquitetura com vidros é coisa séria! E se esse texto foi esclarecedor, compartilhe em suas redes sociais!

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.