Home > Arquitetura do Vidro > Qual o melhor vidro para utilizar em visor de piscina

27.03.2019

Qual o melhor vidro para utilizar em visor de piscina

As piscinas são consideradas uma das principais áreas de interação e lazer de um local, seja hotel, apartamento, sítio ou casas urbanas, principalmente no verão. Afinal de contas, elas conseguem unir alívio térmico, aconchego e integração com a natureza, além de deixar a edificação um espetáculo.

Além do lazer, as piscinas também auxiliam na realização de práticas esportivas e atividades físicas, além de ser uma das melhores opções de relaxamento após um exaustivo dia de trabalho; ou seja, além de tudo, as piscinas contribuem para a nossa saúde física e mental.

Já do ponto de vista comercial, as piscinas são ótimas opções de valorização. Pra se ter uma ideia, a existência de uma piscina em um imóvel pode aumentar em até 20% no valor final. Não parece um bom negócio? 

Não por acaso a piscina é um dos itens mais solicitados em projetos arquitetônicos contemporâneos. Afinal de contas, a sociedade atual, mais do que nunca, almeja viver com mais qualidade de vida, lazer e bem estar.

Seguindo essa linha de raciocínio, um modelo de piscina que consegue valorizar ainda mais qualquer projeto de arquitetura é a piscina com visor de vidro. A piscina com visor está cada vez mais presente em decorações que prezam por leveza e inovação, duas características intrínsecas do vidro.

Visor de vidro para piscinas

As piscinas com visor feito de vidro são excepcionais e tendências no mundo todo; e no Brasil isso não é diferente. Afinal de contas, o visor de vidro da piscina permite a visualização das partes da piscina que ficariam escondidas em uma convencional.

O vidro para piscina pode estar instalado em todas as paredes da piscina ou somente em uma (ou mais) laterais. Nada impede a utilização do vidro no fundo das piscinas também, caso esta seja suspensa, o que garantirá um efeito único.

Caso a lateral do vidro fique exposta para a área externa, por exemplo, isso reflete diretamente na valorização do jardim ou do quintal, pois o vidro traz leveza e alívio para a visão. Em períodos noturnos é possível maximizar esse efeito caso exista algum tipo de iluminação na piscina.

Piscina com visor de vidro ou piscina com visor de acrílico?

Uma das dúvidas que pode surgir em quem deseja fazer uma piscina com visor transparente diz respeito sobre qual material utilizar no visor da piscina: Acrílico ou vidro?

Apesar dos dois materiais, inicialmente, suprirem a necessidade do projeto (visor de piscina transparente), o passar do tempo mostrará qual o melhor material para utilizar em visor transparente de piscina.

Para entender isso devemos considerar que geralmente a piscina ficará exposta a diversas mudanças de temperatura, com muita exposição à luz do sol, chuva, poeira e diversos outros fatores. Nesse cenário, o acrílico tende a perder seu brilho, ganhando uma tonalidade amarelada.

A exposição ao tempo também exige assepsia constante do visor transparente para piscina. No caso do visor de acrílico, essa limpeza deve ser cirurgicamente cuidadosa, tendo em vista que a própria sujeira presente no acrílico pode proporcionar riscos na superfície.

O vidro pode ser limpo apenas com água e pano de algodão (sem farpas). Além do mais, a resistência da folha de vidro contra riscos chega a até 50x mais em comparação com as placas de acrílico. Sem comparações, não é?

Além do mais, o acrílico pode expandir ou encolher dependendo das condições térmicas. O vidro não apresenta essa característica, além de ser mais vantajoso para o meio ambiente, pois se deteriora o mínimo possível e consegue ser reciclado em sua totalidade. 

Aliás, esse é um fato muito importante para levar em consideração, pois um visor transparente para piscina gera custos elevados em casos de troca ou reparos, e por esse motivo, deve ser muito bem estudado e elaborado com as melhores matérias-primas disponíveis no mercado.

Melhor vidro para visor de piscinas

O vidro indicado para visores de piscina é o vidro laminado. Entretanto, é um vidro laminado que se diferencia dos vidros laminados tradicionais, presentes em vitrines de lojas, por exemplo, devido à sua espessura.

A espessura do vidro para visor de piscinas é definida pelos profissionais responsáveis pelo projeto, que levarão em consideração a profundidade e a largura da piscina, além de outros cálculos, para definir a espessura correta do visor transparente de acordo com a pressão da água.

Geralmente, além de ser mais grosso que os vidros comuns, as folhas de vidro para piscina tendem a possuir várias camadas de películas resistentes entre as placas de vidro (multilaminado).

Esse é um projeto único e que trará diferenciação ao seu projeto, consulte empresas sérias e profissionais nesse segmento para garantir um bom resultado final.

Veja + Arquitetura do Vidro

18.06.2020

Tampo de vidro para mesa

11.06.2020

Escada de vidro

23.04.2020

Envidraçamento de Sacada