Home > Artigos > Qual o tipo de vidro para piscina?

30.12.2021

Qual o tipo de vidro para piscina?

O tipo de vidro indicado para piscina são os vidros laminados, um tipo de vidro de segurança altamente resistente e fabricado através da união – através do calor – de placas de vidro e películas intermediadoras de alta aderência, como o PVB, EVA e o SentryGlas®. É imprescindível que a piscina de vidro seja fabricada com placas laminadas, pois a composição do modelo traz resistência, flexibilidade e, nos raros casos de acidentes seguido de quebra, mantém aquele determinado vão fechado e intransponível até a manutenção.

Mas fique atento, pois além de saber qual o tipo de vidro para piscina, é necessário que exista um estudo prévio para especificar a melhor configuração do vidro laminado, ou seja, definir com precisão as dimensões – como tamanho e espessura – e o tipo da película interlayer que será utilizada. Lembramos que o vidro laminado para piscina não é o mesmo frequentemente utilizado em portas e janelas e deve ser especificado conforme cada caso.

Quer um exemplo? Os vidros para piscina devem, naturalmente, ser mais espessos que os utilizados em janelas e portas, porém, essa espessura pode ficar mais ampla conforme a profundidade e largura da piscina – que interfere no tamanho da placa de vidro. As dimensões da parede da piscina de vidro devem considerar ainda o peso e a pressão da água – inclusive quando a piscina estiver sendo utilizada. Por isso é importante consultar profissionais que sabem, comprovadamente, qual o tipo de vidro para piscina.

Isso acontece porque, em alguns casos, é possível utilizar interlayer estrutural – como o SentryGlas® – na laminação das placas de vidro, o que, na prática, possibilita a criação de paredes de vidros mais finas, porém, com resistência e flexibilidade iguais ou superior às paredes de piscina de vidro mais grossas fabricadas com laminação tradicional, como o PVB e EVA. O SentryGlas® é uma película estrutural para laminação que une alta resistência, flexibilidade, estabilidade de borda e muita segurança às estruturas envidraçadas.

Ainda comentando sobre qual o tipo de vidro para piscina, é importante lembrar que a tecnologia possibilita a criação de piscinas de vidro totalmente seguras, que oferecem a mesma resistência, proteção e lazer que as piscinas fabricadas com materiais tradicionais – como o concreto e alvenaria. Além disso, uma piscina de vidro agrada a praticamente todos os gostos (esteticamente falando) e se adapta facilmente aos diversos estilos decorativos, o que, consequentemente, agrega valor ao imóvel.

Vidro laminado para piscina

Agora que você já sabe qual o tipo de vidro para piscina, vamos conhecer um pouco mais sobre o modelo. O vidro laminado é classificado como vidro de segurança devido às particularidades singulares. Além de possuir mais resistência, o vidro laminado se quebra de maneira segura aos usuários, pois a película intermediadora consegue manter os pedaços de vidro suspensos a si. Quando quebrado o vidro laminado se assemelha a uma teia de aranha e mantem o vão intransponível até a manutenção.

É por esse motivo, por exemplo, que além de figurar na lista de qual o tipo de vidro para piscina, o laminado também é indicado para compor portas, janelas, telhados, coberturas, passarelas, pontes e pisos de vidro, pois sua configuração é adequada para garantir a segurança dos usuários até mesmo nos raros casos de quebra. Mas é importante reforçar que o vidro para visor de piscina não é o mesmo aplicado em estruturas tradicionais, como portas e janelas.

Devido às características de uma piscina de vidro, o vidro laminado deve ser mais reforçado, ou seja, precisa ser mais espesso ou ser fabricado com insumos especiais, como a película SentryGlas®. Portanto, se você está pensando em construir uma estrutura desse tipo, considere a opinião de especialistas e usufrua de todos os benefícios que a piscina de vidro pode oferecer. Lembre-se de que arquitetura com vidros é coisa séria!

Conheça mais sobre o vidro laminado SentryGlas®

Não é possível comentar sobre qual o tipo de vidro para piscina sem destacar a película estrutural SentryGlas®. Essa película interlayer é alternativa para fabricação de vidros laminados indicados para compor estruturas robustas – como é o caso de piscinas de vidro. A resistência e proteção do vidro laminado com SentryGlas® é elevada, tanto que o modelo é frequentemente utilizado em regiões que sofrem como vandalismo, catástrofes ambientes (como furacões) e/ou explosões de bombas.

Para finalizar nosso artigo sobre qual o tipo de vidro para piscina, a película estrutural SentyGlas® é perfeita para compor visor de piscina, pois é capaz de aumentar a liberdade de criação dos envolvidos ao ampliar a resistência estrutura da parede, mesmo com a utilização de vidros mais finos.

FAQ – Perguntas e Respostas

– Qual o preço do vidro laminado?

Apesar de ser possível encontrar registros do preço do vidro laminado variando entre R$ 150,00 m² e R$ 300,00 m², esse valor alterna conforme a região, oferta e procura. Há de considerar ainda outros encargos, como personalizações e o valor da mão de obra do vidraceiro.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.