Home > Tipos de Vidro > Vidro Fotovoltaico: O que é e como funciona

17.06.2021

Vidro Fotovoltaico: O que é e como funciona

O vidro fotovoltaico é um aliado das edificações amigas da natureza. Com capacidade de gerar eletricidade a partir dos raios do sol, esse modelo de vidro pode ser instalado em janelas, portas, fachadas, envidraçamento sacadas, coberturas, claraboias e outras aplicações que interajam com os raios solares para possibilitar sua conversão em eletricidade. A taxa de conversão dos vidros fotovoltaicos varia de 08% a 16% e a transparência pode chegar a 85%. Acompanhe esse artigo e saiba mais sobre o vidro fotovoltaico: o que é como funciona essa tecnologia.

O que é vidro fotovoltaico

Vidro que absorve energia solar! Os vidros fotovoltaicos são mais uma das maravilhas ofertadas pela indústria vidreira. Tecnicamente, o painel de energia solar de vidro transparente possui a mesma capacidade dos painéis solares tradicionais, ou seja, absorver a energia solar e transformá-la em energia elétrica. Apesar de ser pouco conhecido no Brasil, o vidro fotovoltaico é popular na Europa, onde a oferta de energia elétrica está ficando escassa com o decorrer dos anos.

O vidro foto voltaico é fabricado com o auxílio de materiais semicondutores – como o silício. Esses materiais semicondutores são acomodados em lâminas e anexadas às placas de vidros de diversos tipos (simples, laminados, vidros duplos). Cada placa de vidro pode possuir inúmeras lâminas semicondutoras, tudo dependerá da necessidade do usuário e tamanho da placa de vidro; claramente, quanto maior a superfície de contato com o sol, mais energia solar captada pelo vidro.

É importante frisar que as lâminas fotovoltaicas não interferem na estética do produto, e visualmente o vidro fotovoltaico é transparente e não apresenta grandes distinções das placas tradicionais. Existem modelos disponíveis no mercado com oferta de até 85% de transparência! Apenas para efeito de comparação, os vidros utilizados nos carros variam sua transparência entre 28% (vidro traseiro), 70% (vidros laterais) e 75% (vidro do para-brisa); ou seja, os vidros fotovoltaicos apresentam elevado grau de transparência.

Vale lembrar que os vidros fotovoltaicos não são indicados somente para prédios e residências. É possível aplicar o elemento em diversas estruturas, como pontos de ônibus, pontos turísticos e outros elementos, sempre com o intuito de diminuir o uso de recursos da natureza enquanto estabelece economia com gastos de energia elétrica. Interessante, não? Abaixo vamos mostrar como funciona o vidro fotovoltaico.

Vidro fotovoltaico como funciona

O painel de vidro fotovoltaico possui funcionamento semelhante ao dos painéis solares tradicionais, apenas com diferenças técnicas. No painel solar de vidro, enquanto as lâminas com células fotovoltaicas absorvem e convertem a energia solar em eletricidade, fios metálicos realizam a condução dessa energia para baterias de armazenamento. Destacamos que, em alguns casos, se um usuário produz mais energia do que gasta, o excedente fica de crédito na companhia de energia elétrica para o futuro.

Os fios metálicos são de espessura fina e ficam acomodados entre o vidro e os perfis de alumínio, ou seja, não ficam visíveis para o público. É importante lembrar que, apesar das lâminas de células fotovoltaicas não interferirem na transparência do vidro, a disposição das mesmas na placa de vidro pode interferir na quantidade de luz que adentra ao ambiente. Outras variantes, como vidros fotovoltaicos coloridos também interagem com esse quesito.

As características do vidro fotovoltaico habilitam o produto a ser utilizado como alternativa ou em conjunto dos painéis solares tradicionais. Porém, é preciso destacar que as placas de vidro possuem maior possibilidades de aplicação, o que, teoricamente, aumentaria a captação de radiação solar e, consequentemente, geraria mais energia elétrica.

Isso acontece porque com os vidros fotovoltaicos é possível instalar mecanismos condutores em áreas onde não seria viável a instalação de um painel solar, como em portas, janelas e telhados de vidro. São várias as possibilidades! O vidro pode revestir paredes inteiras e se transformar em uma pele de vidro fotovoltaica, por exemplo!

Vidro fotovoltaico transparente preço

O painel solar vidro transparente possui preço diferenciado, mais elevado que o preço dos vidros tradicionais. Entretanto, é preciso considerar que se trata de uma tecnologia nova e não tão popular, o que inviabiliza produções que diminuiriam o preço do vidro fotovoltaico. Além disso, vale destacar que esse tipo de investimento retorna com o decorrer do tempo, já que o painel de vidros fotovoltaicos reproduzirá economias consideráveis na conta de luz no fim do mês.

Energia solar vidro transparente

Não se esqueça de arquitetura com vidros é coisa séria! Pensando assim, a instalação de painéis de vidros fotovoltaicos deve ser administrada por equipes responsáveis, que consigam garantir, além da propriedade fotovoltaica, as características estéticas e de segurança de toda a estrutura. Dessa forma, pesquise com carinho por empresas especialistas em vidro fotovoltaico, considerando, por exemplo, se os responsáveis mantém toda a obra dentro das normas da ABNT.

Veja + Tipos de Vidro

22.07.2021

Vidro Verde: Entenda sobre esse tipo de vidro

01.07.2021

Vidro Plumbífero: o que é e onde usar?

24.06.2021

Vidro anti chama