Home > Tipos de Vidro > Vidro impresso: o que é? onde usar?

06.05.2021

Vidro impresso: o que é? onde usar?

Caracterizados pela presença de texturas em uma de suas superfícies, o vidro impresso é indicado para aplicações que desejam difundir a luz e garantir ambientes parcialmente privativos. Também reconhecidos como vidro fantasia ou vidro texturizado, essa categoria de vidro oferece diversos modelos com texturas, espessuras e cores diferentes, além da oferta de vidro impresso temperado, laminado e suas variações.

Dentre as principais vantagens do vidro impresso destacamos a versatilidade de aplicação, alto poder decorativo e o custoxbenefício que o produto oferece, tendo em vista que são mais baratos que outros modelos oferecidos no mercado e ainda dispensam o uso de cortinas quando aplicados em portas e janelas. Acompanhe esse artigo até o fim e conheça mais sobre o vidro impresso, o que é e onde usar.

Vidro impresso ou fantasia?

No decorrer do texto haverá menções a vidro fantasia, vidro impresso e/ou vidro texturizado. Isso acontece porque estes termos são sinônimos, pois trata-se do mesmo tipo vidro, produzido com os mesmos insumos e a partir da mesma técnica.

O que é vidro impresso?

Devido a sua textura diferenciada, sempre surge a dúvida sobre como é feito vidro impresso. Resumidamente, o vidro texturizado é o resultado da submissão das placas de vidro comum – ainda quentes – à rolos especiais texturizados. Na saída do forno (a mais de 900°C), o vidro passa por dois cilindros com texturas que criarão os padrões de relevos em uma das superfícies do vidro. A distância entre os rolos determinará a espessura do vidro texturizado.

O relevo (textura) suave e uniforme é a característica que dificulta parcialmente a visão enquanto permite a entrada de luz natural nos ambientes. Entretanto, o vidro impresso pode ser utilizado para texturizar paredes e móveis, por exemplo, unindo o tradicional ao inovador, cenário capaz de agradar até usuários mais exigentes.

Com criatividade os vidros fantasia trazem estética e conforto aos ambiente facilmente. Com esse leque de benefícios, não é por acaso essa categoria de vidro é amplamente utilizada nos mais diversos segmentos, da arquitetura e construção civil a indústria moveleira e decorativa. Agora que você já sabe o que são vidros impressos, destacaremos algumas das principais aplicações e ideias de onde usar o produto:

– Portas e janelas

Divisórias de vidro

– Divisórias móveis

– Pisos

Guarda-corpos, telhados, coberturas e claraboias.

– Box de vidro

– Revestimento de móveis

Revestimento de paredes

– Decoração de ambientes

É importante lembrar que o uso do vidro na construção civil deve se condicionar às normas da ABNT. Também é aconselhável optar por equipes especializadas no ramo para usufruir do máximo de benefícios e segurança que o produto pode oferecer.

Tipos de vidro impresso

Dos diversos tipos de vidro texturizado presentes no mercado, o mais comum talvez seja o vidro impresso canelado, vastamente utilizado em portas e janelas por ser mais acessível e permitir ampla entrada de luz. Mas o mercado possui diversos outros modelos de vidro texturizado, como por exemplo:

– Vidro impresso mini boreal:

Com textura levemente quadriculada, o vidro mini boreal possui aparência neutra. Pode ser aplicado em residências e escritórios com maestria.

– Vidro fantasia temperado:

Placas de vidro texturizado mais resistentes. O vidro fantasia temperado pode receber qualquer textura e é indicado para estruturas com risco de choque mecânico.

– Vidro impresso box:

Os vidros texturizados são amplamente aplicados em box de banheiro para garantir a privacidade dos usuários.

– Vidro fantasia pontilhado:

Com textura singular, o vidro pontilhado é muito solicitado para participar de divisórias, portas e janelas.

– Vidro fantasia teorema:

Com texturas que lembram um quebra cabeça harmônico, o vidro teorema consegue trazer inovação à decoração do ambiente.

– Vidro fantasia ártico:

A textura do vidro ártico remete a pequenas conchas. Sua aparência única habilita o modelo para trazer beleza e funcionalidade aos locais.

– Vidro fantasia astral:

Com aparência diferenciada, o vidro astral é uma alternativa para proporcionar modernidade aos mais diversos ambientes.

– Vidro fantasia antílope:

A textura do vidro antílope se assemelha à pele do animal. Trata-se de um modelo amplamente procurado devido à sua singularidade e alto poder de difusão de luz.

Não podemos nos esquecer do vidro impresso incolor e vidro fantasia colorido, dois modelos muito requisitados no mercado. Cabe destacar que é possível atribuir beneficiamentos – como corte e furos – ao modelo; outra vantagem está na possibilidade de aplicar o modelo em unidades insuladas (vidro duplo), dois cenários que amplificam a possibilidade de uso do produto.

Salientamos que a ABNT, em sua norma NBR 7199 – Vidros na construção civil, determina diretrizes para a instalação e para manutenção do produto, realizando observações relacionadas a espessuras, dimensionamentos, método de instalação e outros fatores. Ao contratar equipes do ramo, certifique-se de que os profissionais escolhidos manterão toda a obra dentro das normas da ABNT e evite sérios problemas futuros.

Veja + Tipos de Vidro

17.06.2021

Vidro Fotovoltaico: O que é e como funciona

10.06.2021

Vidro curvo: vantagens e onde usar

03.06.2021

Tudo sobre o vidro aramado