Home > Notícias > Série Round 6 traz curiosidades sobre o vidro em seus episódios

03.12.2021

Série Round 6 traz curiosidades sobre o vidro em seus episódios

Um dos capítulos finais da série sucesso da Netflix aborda as diferenças de resistências entre o vidro comum e temperado e outras curiosidades sobre os vidros.

 

Se você ainda não assistiu Round 6 (Squid Game), saiba que esse texto contém spoilers – e que está perdendo um grande sucesso de audiência do streaming. Em Round 6 os componentes de um jogo secreto participam de brincadeiras infantis, porém mortais, em busca de um prêmio milionário muito desejado, afinal de contas, todos os participantes foram escolhidos por apresentarem problemas financeiros. Existe a estimativa que mais de 132 milhões de pessoas já tenham assistido a série sul coreana.

 

Dentre os jogos selecionados, um deles requer que os participantes atravessem de um lado ao outro saltando sobre espaços pré-determinados em uma ponte de vidro. Acontece que as placas que formam o caminho são ou de vidro comum ou vidro temperado, de modo que, se um jogador realiza o salto em uma chapa comum, a morte é certeira, tanto pela altura quanto pelos ferimentos causados pelo vidro. Já se a escolha for um vidro temperado, este terá resistência para suportar o peso do jogador e o impacto da aterrisagem.

round 6 imagem2

Como era de se esperar muitos participantes fizeram a escolha errada e infelizmente deixaram os jogos de maneira trágica. Porém, em um determinado momento um jogador, que era vidraceiro, conseguia diferenciar o vidro temperado do vidro comum ao observar os modelos sobre uma determinada ótica. Algumas placas de vidro temperado podem apresentar manchas quase invisíveis, porém perceptíveis em alguns pontos dependendo do ângulo de visão e incidência da luz.

 

Apesar de que atualmente a tecnologia já corrigir consideravelmente essas imperfeições, na referida série o jogador 017 se aproveita desse artifício para optar pela escolha correta, até que os organizadores do jogo diminuem a luminosidade do local e anula qualquer possibilidade de identificar o vidro temperado dessa forma. Infelizmente o vidraceiro não chegou vivo até o final e, aliás, na vida real esse modo de identificar o vidro não é o mais confiável.

Como diferenciar o vidro comum do vidro temperado?

Existe maneiras mais fáceis e seguras de diferenciar o vidro comum do vidro temperado. Atualmente, a principal alternativa é o Tempertest, um mecanismo composto por duas pequenas películas de luz polarizada que devem ser acomodadas em cada superfície do vidro. Essas películas são capazes de acusar a presença de manchas características do vidro temperado, facilitando sua identificação.

 

Além disso, as empresas fabricantes devem sinalizar suas placas de vidro temperado em uma das 04 bordas, porém, isso pode ficar escondido por uma estrutura caso a placa já esteja instalada, por exemplo. Alguns vidraceiros afirmam diferenciar o vidro temperado do vidro comum através da visão e som, mas isso não é indicado, pois os dois modelos são visualmente idênticos e os sons das placas de vidro tendem a alterar após acomodação na estrutura, utilização de película de segurança, vidro laminado de temperados, etc.

Vidro indicado para ponte

Apesar do fato demonstrar o quanto o vidro temperado é resistente, convém lembrar que o modelo não é o vidro indicado para pontes, pisos, passarelas e outras estruturas desse tipo – a menos que contenha laminação, ou seja, um vidro laminado de temperados – tendo em vista que a ABNT determina, em sua norma NBR 7199, que os vidros a serem utilizados em pisos devem ser laminados, exclusivamente. Destacamos que o vidro laminado de temperado é alternativa para casos e projetos especiais.

 

O vidro laminado é o modelo indicado para pontes, pisos e outros devido às suas características singulares. Esse modelo é classificado como vidro de segurança por ser mais resistente e se estilhaçar de maneira segura aos usuários, mantendo, inclusive, aquele determinado vão fechado e instransponível até sua manutenção, características mais do que exigidas em pontes, passarelas e outros tipos de pisos.

Veja + Notícias

20.01.2024

GLASS SOUTH AMERICA 2024 ESTÁ CHEGANDO

20.12.2023

Inmetro atualiza portaria para certificação do vidro temperado

07.11.2023

Sincomavi-SP confirma webinário para novembro

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.