Home > Artigos > 6 dicas essenciais para decorar seu apartamento com vidros

26.09.2019

6 dicas essenciais para decorar seu apartamento com vidros

O vidro dá um toque diferente e sofisticado ao imóvel.

Fonte: http://senhorainspiracao.blogspot.com/2013/11/20-formas-de-reutilizar-vidros-de.html

Um imóvel próprio entra na lista de desejos da maioria das pessoas e cada vez mais brasileiros têm alcançado o sonho da casa própria. A venda de imóveis em São Paulo, por exemplo, tem aumentado a cada ano que se passa. Porém, ter um imóvel só seu requer muito planejamento e cuidado, é uma decisão tomada em, no mínimo, alguns meses. Mas quando o contrato é assinado, e a chave vai para suas mãos, não há sensação que se compare. E logo depois da compra, e da primeira faxina na nova casa, é preciso pensar nos detalhes, na nova mobília e, é claro, também na decoração, afinal, todo mundo quer deixar a sua casa com a sua própria cara.

Atualmente também é comum que se troca a tradicional casa com quintal e jardim pelos apartamentos. Os principais motivos para tal troca são, em geral, relacionados a segurança, conforto e praticidade. Dentro de um apartamento, por exemplo, é mais fácil cuidar das tarefas domésticas, além de ser possível trabalhar uma organização diferente e também inventar na hora da decoração.

Por falar em decoração, neste artigo vamos discorrer sobre as possibilidades de decoração de acordo com cada imóvel e ambiente, pensando em deixar sua casa ainda mais a sua cara.

Em relação a imóveis alugados, ainda é possível deixar cada ambiente o mais aconchegante possível. Muitos apartamentos para alugar em São Paulo, por exemplo, permitem que a decoração da casa seja feita pelos inquilinos.

Decoração do seu Apartamento 

Na hora de decorar o seu espaço, em especial o seu apartamento, é preciso pensar nas possibilidades que cada ambiente oferece. E além disso, também é extremamente necessário que se faça com que cada espaço seja utilizado da melhor maneira possível, sem perder nenhum corredor ou lugar de espaço compartilhado.

Alguns itens interessantes para adicionar a um apartamento são nichos, que podem ser fixados nas paredes. Esses nichos podem ser usados para elementos de decoração, ou para colocar objetos de uso pessoal, como livros, CDs ou DVDs. É um ótimo exemplo de aproveitamento de espaço. Ainda pensando na sala é possível criar um ambiente onde a televisão esteja embutida na parede, salvando um grande espaço que seria ocupado com uma estante, e ainda adiciona um toque de modernidade ao ambiente como um todo.

Dentro de um apartamento, ainda mais em pequenos com menos de três quartos, é preciso ficar atento a iluminação. O prédio precisa, antes de mais nada, estar bem posicionado e com um número suficiente de janelas para que o ar e iluminação natural não precisem de ajustes manuais do morador. Mas caso a luz não possa ser totalmente aproveitada talvez seja possível pensar em outras soluções, como por exemplo, diferenciar o vidro das janelas ou escolher um par de cortinas o mais claras possíveis, para destacar o ambiente.

Mas o mais importante de uma decoração, é imprimir a sua personalidade, trazer todos os elementos que agradam ao morador e espalhar pelos ambientes da casa. É a possibilidade de diferenciar o seu espaço de todos os outros. Use e abuse da sua inspiração e deixe sua casa ainda mais acolhedora.

Seis dicas para decoração com vidros 

Outra forma de decorar o espaço do seu apartamento é utilizando vidros decorados. Pode parecer meio estranho, mas o material é muito útil na decoração de interiores e pode, inclusive, deixar qualquer ambiente mais leve e acolhedor, além de dar sensação de amplitude em espaços naturalmente reduzidos. O vidro é um dos materiais mais escolhidos em projetos de design de interiores.

Mas o vidro não significa apenas janelas, box do chuveiro ou espelhos. O vidro pode ser usado em muito mais do que isso. É possível fazer uma aplicação direta dentro dos espaços da casa e até mesmo fora, como na fachada, ou em pequenos detalhes de objetos decorativos no meio da sala de estar.

Vidro como espelho

Mesmo com diversas aplicações o vidro como espelho ainda é uma das opções mais usadas. É possível colocar no quarto, na sala de estar, na sala de jantar, nas portas dos armários da cozinha e até mesmo nos corredores. O uso de espelhos aumenta a sensação de ambientes maiores e acolhedores. É preciso levar em consideração o seu gosto pessoal, e o tamanho de espelhos que mais vai combinar com a sua casa – uma parede toda espelhada, ou apenas um detalhe quadrado?

Divisórias do apartamento

No caso de apartamentos lofts, que não tem divisórias de paredes como nos apartamentos tradicionais, é possível usar o vidro para definir divisórias de cada ambiente, tomando o cuidado para deixar o vidro visível. Essa opção além de aumentar visualmente o tamanho do espaço, também ajuda na hora de captar a iluminação solar, deixando o espaço mais claro.

Tampos da cozinha

Dentro da cozinha, por exemplo, é possível usar o vidro nos tampos. Seja na mesa principal, ou nos balcões, o vidro dentro da cozinha dá um ar de sofisticação ao ambiente. Na sala é possível apostar em um tampo de vidro para a mesa de centro, no espaço onde as visitas chegam primeiro, criando um ar de requinte.

Além disso, é possível também usar o vidro de forma mais discreta na decoração da casa. Adicionando, por exemplo, pequenas peças de vidro, como vasos decorativos, pequenos potes, fruteiras, ou até mesmo outras opções como detalhes em vidro. Espalhadas de forma uniforme pela decoração da casa podem trazer ainda mais comodidade ao ambiente.

Garrafas e potes usados

É possível utilizar também garrafas ou potes de vidros que já foram utilizados na decoração da casa, uma forma de fazer isso é criar um arranjo de rolhas, por exemplo, para enfeitar a sala de jantar. As garrafas de vidro podem se tornar lindos vasos de flores, para a sala de estar. Potes redondos podem ser abrigo das plantas suculentas, que são belas peças para expor na sua sala ou varanda. Um vaso antigo também pode trazer toda a magia do outono, com folhas selecionadas para perfumar o ambiente.

Sacada de vidro

Ainda falando sobre apartamentos, é possível adicionar o vidro também a decoração final da sacada do imóvel. Uma sacada de vidro é uma ótima forma de integrar o espaço da sala de estar com a varanda, e dessa forma, aumentar gradativamente o tamanho final do apartamento. Além disso, fechar a varanda é um modo de se proteger de ruídos externos e também da poluição que pode chegar ao seu imóvel. A sacada de vidro é uma garantia de conforto para a unidade, que além de seguro em um ambiente com crianças, também traz todo um ar de modernidade com seu acabamento final.

Objetos decorativos

Os objetos decorativos da casa podem ser de vidro. Pesquise por pequenos bibelôs, em formato de bichinhos, como cães ou patos e coloque no armário da TV, ou em um espaço exclusivo para este tipo de objeto. O principal é procurar por algo que seja do seu gosto e que caiba no apartamento.

Como você pode ver, os vidros podem ter várias finalidades de uso na decoração. Seja de forma simples, com o uso de objetos, ou até mesmo com o uso prático em tampos e espelhos nos cômodos.