Home > Artigos > Como funciona o vidro acústico?

15.03.2023

Como funciona o vidro acústico?

Indicado para aperfeiçoar a oferta de conforto acústico nos ambientes, o vidro acústico está cada vez mais presente na arquitetura moderna. A indústria do vidro contribui de diferentes formas para promover o desempenho acústico dos ambientes, como é o caso, por exemplo, dos vidros com laminado acústico, vidros duplos (insulados) e até mesmo vidros os vidros multilaminados. Acompanhe esse artigo e entenda mais como funciona o vidro acústico.

Qual o melhor vidro para isolamento acústico?

O uso de vidros acústicos consegue amplificar o conforto dos usuários e promover a valorização comercial de um empreendimento. Além disso, dependendo da escolha, é possível combinar vidros anti ruídos com outras tecnologias, como vidro espelhado, vidro autolimpante, dentre outros, um cenário que amplificaria a oferta de conforto e valorização predial. Por isso é muito importante contratar equipes que sabem como funciona o vidro acústico!

Para melhor entender qual o melhor vidro para isolamento acústico é preciso compreender, antes, que o desempenho acústico das estruturas (como as portas, janelas, divisórias de ambientes, etc) dependem de alguns princípios básicos, como, por exemplo, a lei da massa – que dita que quanto maior a massa de uma barreira, maior será a dificuldade para o som ultrapassá-la.

Paralelamente a isso a indústria do vidro oferece tecnologias especialmente desenvolvidas ou adaptadas para esse fim, como é o caso dos vidros insulados, vidros de conforto acústico – modelo que conta com laminação com PVB acústico – ou vidros multi laminados. Ainda falando sobre como funciona o vidro acústico, é preciso realizar um estudo para escolher a alternativa ideal para cada caso.

Nesse estudo para entender qual o melhor vidro para isolamento acústico será preciso considerar, dentre outros, a frequência do som a ser barrado, a espessura do vidro, configuração dos caixilhos e/ou tipo de ancoragem, presença de tecnologias específicas (como PVB acústico), dentre outros. É necessário conhecimento específico; existem casos, por exemplo, onde um vidro menos espesso – mas com a tecnologia adequada – poderá oferecer maior isolamento acústico que um vidro mais grosso.

Da mesma forma, em algumas situações será preciso a combinação de duas ou mais tecnologias em uma estrutura. Por isso é importante saber como funciona o vidro acústico. Os vidros duplos, por exemplo, são perfeitas alternativas para a composição de janelas e portas acústicas pois sua disposição dificulta a troca de ondas sonoras entre o ambiente interno e externo e, além disso, sua configuração aceita a utilização de vidros especiais para aumentar ainda mais o desempenho anti ruído das estruturas – como o vidro com PVB acústico.

Conheça o vidro com PVB acústico

A principal diferença entre o vidro laminado normal e o acústico está em seus elementos construtivos. Os vidros laminados tradicionais naturalmente conseguem barrar uma parte das ondas sonoras graças a lei da massa, entretanto, para um vidro laminado ser considerado acústico a película de seu interior precisa possuir aproximadamente 78 mm – nos vidros laminados, tradicionalmente, as películas intermediárias costumam ter metade disso (34mm).

Ainda falando sobre como funciona o vidro acústico, o PVB acústico é alcançado graças a deposição de várias camadas de polivinil butiral, que forma uma sólida barreira acústica capaz de absorver o som e reduzir a transmissão de ruídos entre os ambientes. Por esse motivo é muito aplicado na fabricação de portas, janelas, divisórias de ambientes, tetos e coberturas, etc.

Os vidros laminados com PVB acústico possuem a capacidade de absorver sons de alta frequência – como vozes e música – e de refletir sons de baixa frequência, como trânsito, som de máquinas e indústrias, shows, etc. Interessante, não? Continue a leitura e entenda mais sobre como funciona o vidro acústico.

Conheça os vidros duplos

A configuração específica dos vidros duplos (ou vidros insulados) contribuem para que as aplicações (como portas e janelas) ofereçam ótimo desempenho acústico. A estrutura desse modelo de vidro conta com uma câmara de ar desidratada – que impede o embaçamento do vidro e forma um perfil espaçador que mantém as placas de vidro separadas.

Essa disposição forma uma barreira eficaz contra as ondas sonoras, pois uma chapa de vidro atua para absorver o som, enquanto que a câmara espaçadora dificulta a transferência das vibrações entre as placas de vidro, impedindo que os ruídos entrem nos ambientes. É válido esclarecer que o vidro insulado também é um ótimo aliado para promover o conforto térmico dos locais.

E para finalizar nosso artigo sobre como funciona o vidro acústico, também é importante reforçar que os vidros duplos aceitam a utilização de chapas com tecnologias distintas em sua composição, inclusive, com a combinação de tecnologias do vidro. Isso quer dizer, por exemplo, que é possível utilizar vidros com PVB acústico nas unidades insuladas (de maneira simultânea) um cenário que promove ainda mais as propriedades acústicas e de segurança das estruturas.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.