Home > Artigos > O que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado?

20.01.2022

O que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado?

Segundo os especialistas, o vidro temperado é a melhor alternativa para fechamento de sacada. Apesar de o vidro laminado também ser indicado para envidraçamento de sacadas, os vidros temperados oferecem maior resistência no momento de suportar as possíveis pressões causadas pelos ventos. Por esse motivo a escolha do vidro para sacada deve considerar fatores como região do país, altura e posição do prédio, etc. Acompanhe esse artigo entenda o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado.

Envidraçamento de sacadas

As sacadas envidraçadas promovem conforto, lazer e estética aos ambientes. Porém, além de deixar o ambiente mais bonito e confortável, o fechamento da sacada com vidro precisa, obrigatoriamente, oferecer proteção e segurança aos usuários. Para isso é preciso utilizar os vidros corretos e harmonizar toda a estrutura junto às normas regulamentadoras da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Segundo consta nas normas da ABNT, os tipos de vidro para sacada devem ser laminados ou temperados. Mas o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado? Para responder essa pergunta é preciso experiência para estudar cirurgicamente todos os detalhes que envolvem o projeto. Lembre-se: Para cada cenário existe um tipo de vidro indicado, e no momento de fechar a sacada isso não seria diferente. Mas como assim? Se nesse caso, os dois modelos são indicados?

.

Qual vidro usar na sacada?

Apesar de as normas indicar que tanto o vidro laminado quanto o vidro temperado possam participar do fechamento de sacadas, em alguns projetos as características do vidro temperado pode se adequar melhor às exigências do projeto – mas isso não é uma regra. Neste caso, para definir o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado, o profissional deve realizar cálculos para encontrar a pressão que o vento exercerá sobre a estrutura.

Para isso deve considerar, por exemplo, a região do país, altura do prédio, posição da edificação, dentre outros detalhes corriqueiros, pois caso o envidraçamento de sacadas seja mal especificado a pressão e o impacto que os ventos são capazes de exercer sobre os painéis podem quebrá-los e colocar diversas pessoas em perigo. Para evitar isso a instalação da sacada envidraçada deve seguir as diretrizes da NBR 16259 – Sistema de envidraçamento de sacadas.

Para auxiliar na definição sobre o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado, é possível ter acesso a uma tabela que demonstra a pressão de vento ideal presente em cada região do Brasil. É preciso ainda determinar o número de andares do prédio e a localização da edificação, pois isso também define o nível de pressão que o vento poderá exercer na estrutura. As empresas do segmento precisam realizar ensaios capazes de verificar se toda a aplicação suportará tais pressões sem danificar-se.

Qual melhor vidro para sacada?

Analisando o contexto acima descrito, o vidro temperado acaba sendo indicado com mais frequência para compor o fechamento de sacadas, pois é mais resistente às pressões do vento – em média, 06 x mais resistente que o vidro laminado. Na Europa, inclusive, o vidro temperado é o único tipo de vidro indicado para esse tipo de aplicação. Por aqui, a recomendação é que o modelo seja instalado com película de segurança para evitar que os fragmentos caiam da estrutura caso a placa se quebre.

Ainda comentando sobre o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado, destacamos que os vidros temperados são capazes de suportar com segurança as pressões de vento presentes em todas as regiões do país, inclusive nos locais com números mais altos – como acontece no estado de São Paulo, na região Sul do Brasil e no estado do Mato Grosso do Sul. Para entender melhor veja a seguinte comparação:

– Um vidro laminado de 10 mm (duas placas de 05mm) suporta 1.100 Pascais no máximo.

– Um vidro temperado de 10 mm é capaz de suportar 3.000 Pascais.

Para complementar nossa comparação sobre o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado, algumas cidades de São Paulo, por exemplo, a pressão de vento presente exige que o envidraçamento de sacadas de um prédio que possui entre 20 e 30 andares suporte, no mínimo, 2.210 Pascais. Nesse contexto, uma placa de vidro de 10 mm de vidro temperado ofereceria bom desempenho, enquanto que uma placa de vidro laminado com as mesmas dimensões não seria suficiente.

Em contrapartida, o vidro laminado é o mais seguro – e indicado – para prédios com poucos andares e nas regiões onde a pressão do vento é menor, como é o caso do estado do Acre, Rondônia e grande parte do território nordestino. Por isso é importante contar com equipe especializada e responsável no momento de definir o que é melhor para sacada, vidro temperado ou laminado.

FAQ – Perguntas e Respostas

– Qual é mais caro vidro laminado ou temperado?

Geralmente, o vidro laminado é mais caro que o vidro temperado. Isso acontece devido à grande procura e ampla aceitação do vidro laminado nas mais diversas aplicações e segmentos. Entretanto, o preço do vidro pode variar conforme a região e demanda do produto. Consulte um profissional e solicite um orçamento.

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.