Home > Artigos > O que é melhor vidro temperado ou laminado?

26.08.2021

O que é melhor vidro temperado ou laminado?

O que é melhor vidro temperado ou laminado? –  Apesar de ambos serem considerados vidros de segurança, existem características distintas entre o vidro temperado e o laminado, de modo que a escolha por um outro modelo precisa ser definida caso a caso – considerando ainda as normas da ABNT. Os vidros temperados são reconhecidos por serem altamente resistentes, enquanto que os vidros laminados são indicados para projetos que exigem maior segurança aos usuários.

Mas o que é melhor, vidro temperado ou laminado? Definir qual dos dois tipos de vidro é o melhor é uma tarefa difícil, pois cada modelo oferece funcionalidades distintas às aplicações. Os vidros temperados, por exemplo, são super resistentes (inclusive a choques térmicos), porém se estilhaçam por completo nos casos de quebra; enquanto que o vidro laminado é indicado para diversas estruturas por, mesmo estilhaçado, conseguir manter o vão fechado até manutenção. Mas então, qual modelo usar? Vidro temperado x vidro laminado, qual a diferença entre os dois?

O que é vidro temperado

Para auxiliar no entendimento sobre o que é melhor, vidro temperado ou laminado, os vidros temperados são indicados para aplicações que desejam amplificar a resistência a choques térmicos e mecânicos, torção e flexão das estruturas. Por esse motivo o vidro temperado é melhor para compor box de banheiro, por exemplo – apesar de o vidro laminado também ser indicado, fechar alguns vãos como muros, divisórias de ambientes, etc. Lembramos que sua aplicação é regulamentada pelas normas da ABNT.

O modelo ganha resistência elevada oriunda do seu processo de fabricação, onde o vidro comum é submetido a altas temperaturas e resfriado rapidamente. O calor extremo expande as moléculas do vidro, enquanto que o resfriamento rápido cria uma barreira superficial que tensiona essas moléculas – que ainda estão quentes e em expansão. A placa de vidro mantém-se tensionada depois de completamente fria, técnica que garante que os vidros temperados sejam em média 05x mais resistentes que os vidros comuns.

Vale lembrar que essa tensão é responsável por outra característica singular deste modelo: A capacidade de se quebrar de maneira segura para o usuário. Quando os vidros temperados são submetidos à uma pressão extrema, essa tensão é liberada espontaneamente, estilhaçando o vidro em pequenos pedaços incapazes de fazer grandes cortes nas pessoas. Mas quando o assunto é o que é melhor, vidro temperado ou laminado, essa qualidade não o torna melhor que os vidros laminados, apenas diferente, como veremos abaixo.

Vidro Temperado

O que é vidro laminado

O vidro laminado ganha sua resistência e características de proteção graças à junção de duas ou mais placas de vidro através de uma película de PVB (mais comum) ou EVA. Esse conjunto é submetido a fornos com temperatura controlada para que se fundam em somente uma placa de vidro. A utilização de duas ou mais chapas de vidro traz resistência, enquanto que a película de PVB fica responsável por manter todos os estilhaços suspensos e o vão intransponível até a manutenção nos casos de quebra do vidro.

Por esse motivo o vidro laminado é classificado como vidro de segurança e indicado para uma infinidade de estruturas, conforme orienta as normas regulamentadoras. Ainda falando sobre o que é melhor, vidro temperado ou laminado, ao analisarmos as normas da ABNT percebemos diversas aplicações onde é indicado o vidro laminado, entretanto, não é possível utilizar os vidros temperados – como é o caso das coberturas, telhados, guarda-corpo de vidro e outras estruturas onde é preciso manter o vão intransponível em casos de acidentes seguidos de quebra.

Vidro Laminado

Conheça o vidro laminado de temperados

Se definir ‘o que é melhor, vidro temperado ou laminado?’ não é simples, que tal usufruir das principais vantagens dos dois tipos de vidro em único modelo? Isso é possível com o vidro laminado de temperados, que é fabricado com a união de duas ou mais placas de vidro temperado e PVB. Dessa forma temos um vidro de alta resistência com capacidade de suspender os estilhaços e manter o vão fechado até a manutenção quando quebrado! Interessante, não?

Qual usar?

Se ainda assim não foi possível escolher o que é melhor, vidro temperado ou laminado, procure a consultoria de especialistas no ramo. Empresas especializadas são capazes de realizar diversos estudos para oferecer a melhor alternativa para seu projeto. Dessa forma você conseguirá usufruir do máximo dos benefícios que o vidro pode oferecer para sua segurança e para a estética e funcionalidade da estrutura.

Qual é mais caro vidro temperado ou laminado?

Quando comparado placas do mesmo tamanho e espessura, o vidro laminado costuma ser mais caro que os vidros temperados. Isso acontece devido às qualidades singulares e versatilidade do produto, que pode ser aplicado em diversas estruturas para garantir resistência, durabilidade e proteção aos usuários.

Qual é o vidro mais resistente?

O vidro temperado é popular por ser em média 05x mais resistente que o vidro comum. Entretanto, o mercado oferece modelos distintos, como os vidros blindados, vidros estruturais e até mesmo o vidro laminado de temperado, que garantem resistência elevada e por isso são indicados para aplicações especiais.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Conheça nossa Política de Privacidade.