Home > Artigos > Qual a melhor cor de vidro para janela?

23.12.2021

Qual a melhor cor de vidro para janela?

Os vidros coloridos estão disponíveis tanto em modelos serigrafados (pintados) quanto nos vidros coloridos na massa (fumê, bronze); além dos vidros laminados coloridos (que ganham uma película de PVB colorido) Vale destacar que os vidros serigrafados não permitem a passagem de luz através de si, diferentemente dos vidros coloridos na massa e os vidros laminados coloridos. Entretanto, definir qual a melhor cor de vidro para janela depende também de fatores singulares, como o estilo decorativo e os desejos pessoais dos usuários.

 

A boa notícia é que a indústria possui vidros de diversas cores para satisfazer distintas necessidades. As funcionalidades são variadas e os vidros coloridos para janelas podem ganhar benefícios de controle solar, alívio acústico, laminação, têmpera, dentre outros. Esse cenário facilita a utilização de vidros coloridos em janelas e outras aplicações do estilo (como portas, fachadas, envidraçamento de sacadas), agregando estética, funcionalidade e, consequentemente, valor a toda a obra.

As cores de vidro para janela mais procuradas no mercado variam entre o verde, bronze, fumê e azul, sem esquecer do vidro transparente e os modelos reflexivos. É importante destacar ainda que, além da estética e funcionalidades acima descritas, as cores dos vidros interagem com outros fatores, como controle da entrada de luz num ambiente, por exemplo. Por isso é muito importante saber qual a melhor cor de vidro para janela.

 

Espaços com ampla entrada de luz podem ganhar toques privativos com o uso do vidro fumê, enquanto que cores mais claras são indicadas para ambientes que desejam amplificar a entrada de luz. Os vidros coloridos na massa também são capazes de atenuar a entrada de calor nos ambientes, sendo o vidro verde o que apresenta melhor desempenho nesse sentido; por outro lado, os vidros fumês podem absorver mais calor devido à sua tonalidade escura.

 

Uma alternativa interessante para definir qual a melhor cor de vidro para janela do seu projeto é procurar consultoria especializada, pois profissionais do ramo são capazes de harmonizar a sua necessidade às opções disponíveis no mercado e às normas regulamentadoras. Abaixo comentaremos um pouco mais sobre os vidros serigrafados, vidros laminados coloridos e vidros coloridos na massa, para facilitar o entendimento e a definição de qual a cor de vidro ideal para sua janela.

Qual a melhor cor de vidro para janela?

Vidro serigrafado

A serigrafia é uma técnica capaz de atribuir cores e até desenhos nas placas de vidro. Os vidros serigrafados ganham uma película de tinta especial, fixado a quente ou a frio, que garantem cores diversificadas e dificultam a aparição de riscos na superfície dos vidros. São costumeiramente aplicados em janelas com apelo decorativo, pois o vidro serigrafado traz destaques às aplicações; entretanto, vale lembrar que a tinta dificulta a passagem de luz através do vidro.

 

Por esse motivo, quando falamos sobre qual a melhor cor de vidro para janela, devemos citar o vidro serigrafado e seu imenso leque de cores disponíveis, destacando sua parcela significativa na preferência dentre os consumidores que buscam transformar os ambientes em espaços equilibrados e confortáveis através das cores.

Vidros coloridos na massa

Os vidros coloridos na massa ganham suas pigmentações ainda durante a fabricação. Dentre os modelos mais populares destacamos o vidro fumê e o vidro bronze. São alternativas interessantes quando o assunto é qual a melhor cor de vidro para janela, pois esse tipo de vidro ganha suas cores graças à adição de óxidos e outros elementos químicos em sua composição, ou seja, são coloridos na massa vítrea e deixam a luz passar através de si. Veja abaixo alguns exemplos de cores/óxidos:

 

Vidro verde: Adição de cromo ou sais de ferro à massa do vidro.

 

Vidro vermelho: Leva óxido cruposo em sua composição

 

Vidro amarelo: Fabricado com Sulfato de cádmio, óxido de antimônio, óxido de ferro

 

Vidro azul: O óxido de cobalto é responsável pela pigmentação azul nos vidros.

 

Vidro âmbar: Possui carvão e enxofre; ou pirita e carvão vegetal em sua composição.

 

Vidro branco: A coloração branca do vidro é possível graças a adição de fluoreto de alumínio à massa do vidro

 

Ainda falando sobre qual a melhor cor de vidro para janela, destacamos os vidros com tonalidades violeta, alcançados graças à adição de manganês durante a fabricação do produto, além de vidros amarelos, castanho, com tons rosa, vermelho, dentre outros. Interessante, não?

Vidros laminados coloridos

A ABNT estabelece regras para a utilização de vidros em janelas, de modo que os vidros laminados se enquadram e estão habilitados para ser aplicado em todos os tipos de janelas. Dessa forma, para os usuários que procuram qual a melhor cor de vidro para janela, os vidros laminados coloridos são uma alternativa interessante, pois satisfazem tanto os desejos dos usuários quanto as diretrizes das normas regulamentadoras. Com o PVB colorido é possível alcançar uma variedade de cores, como tonalidades claras, escuras, bronze, cinza, verde, azul, vermelho, preto, branco, etc.

FAQ – Perguntas e Respostas

– Qual a diferença do vidro verde para o vidro incolor?

Além da diferença visual e estética, o vidro incolor pode ser alternativa para ambientes com baixa iluminação, enquanto que o vidro verde é o mais eficiente quando o assunto é atenuar parte do calor solar.

– O que é o vidro incolor?

Os vidros incolores são os modelos tradicionalmente encontrados em portas e janelas, com transparência elevada. O mercado ainda oferece o vidro extra clear, que não possui as bordas esverdeadas por levar menor quantidade de óxido em sua composição.